Despejo irregular de esgoto volta a preocupar Platibanda
O vereador Joel Platibanda (PMN) voltou a denunciar a existência de um despejo irregular de esgoto no rio Jacu, na zona rural de Araçatuba. Ontem, 28/9, o parlamentar visitou novamente o local que recebe os resíduos. O assunto também foi abordado durante o Pequeno Expediente da 30ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira, 26/9.
Há dois anos, Platibanda já havia denunciado o problema. Na ocasião, a TV Câmara exibiu uma reportagem que mostrou a inoperância das lagoas de tratamento de esgoto, situadas no Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado. Os resíduos que deveriam ser tratados são lançados diretamente no córrego. No local do despejo, as águas limpas do rio Jacu se misturam ao líquido escuro e cheio de espuma, prejudicando a vida aquática na região.
De acordo com moradores das proximidades, a tubulação que transporta os materiais tem mais de dois mil metros de extensão desde as lagoas de tratamento até o rio. "Aqui, de um lado nasce o córrego Lafon e do outro passa o rio Jacu. O esgoto continua caindo a céu aberto e a contaminação está do mesmo jeito que denunciei há algum tempo", observou o vereador Joel Platibanda.
Os prejuízos para o meio ambiente são visíveis, como a alteração do fluxo do rio, que fica mais lento. Diante da situação, o parlamentar pretende acionar o Ministério Público em busca de providências. "Nós vamos encaminhar isso para o Ministério Público. A Promotoria Pública quer saber se foi feita alguma obra modificativa no local. A imagem prova que tudo está como antes e esse mau cheiro são milhares e milhares de bactérias", destaca o vereador.