Dia Mundial de Alzheimer é lembrado na Câmara(Veja Vídeo)
Na data em que se comemora o Dia Internacional da doença de Alzheimer, 21 de setembro, o médico geriatra Ricardo Wayhs usou a Tribuna Livre, durante a 30.ª sessão ordinária do ano, para fazer uma alerta sobre o tema. Ele explicou que a incidência da doença cresce a cada ano e os governos, principalmente dos países mais pobres como o Brasil, não estão preparados para prestar um atendimento de qualidade para doentes.
O médico explicou que o Alzheimer é uma doença progressiva e degenerativa. "Ela ataca o cérebro, afeta as habilidades dos doentes e causa um impacto na vida deles e das outras pessoas que os circundam, principalmente dos cuidadores, visto que os doentes se tornam totalmente dependentes e precisam de auxílio integral.", ressaltou.
Wayhs destacou a importância do trabalho desenvolvido pela unidade sub-regional de Araçatuba da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer). Ele disse que a entidade é uma das mais atuantes no País e que, entre outras atribuições, trabalha no sentido de fornecer ao público informação sobre os sintomas, tratamento e curso da doença.
"A entidade também promove a conscientização e compreensão da doença, providencia treinamento para cuidadores e familiares, busca implementar o atendimento precoce, o diagnóstico e cuidados devidos, além do acesso a serviços de atenção básica e média complexidade necessários às pessoas com demência.", destacou.
Para o geriatra, uma das alternativas viáveis de atendimento para os doentes seria os centros de abrigamento para os idosos durante o dia.
"Nesses locais, poderá ser oferecido atendimento multidisciplinar e terapia ocupacional. Com os doentes bem atendidos, seus familiares poderiam continuar trabalhando normalmente", sugeriu.
Um dos coordenadores da Associação, Alex Barros de Sousa, também usou a tribuna. Ele aproveitou o espaço para reclamar da falta de apoio da administração municipal para com a entidade.
"Já entramos em contato com o prefeito. Já mandamos ofício, mas até agora estamos esperando uma atitude.", reclamou. Sousa destacou que a Abraz em Araçatuba tem 400 associados e a previsão é de que esse número dobre já no próximo ano. "Nós oferecemos convênio com médicos, dentistas, farmácias, laboratórios, além de atendimento jurídico, psicológico e fisioterapêutico. Há também dois grupos de apoio com médico e psicólogas", explicou.
A Abraz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Avenida dos Araçás, 1435. Para mais informações, o telefone de contato da entidade é (18) 3623-3903.