Donas de casa do Jardim TV sofrem com escassez de água(Veja Vídeo)
Problemas no abastecimento de água têm gerado transtornos aos moradores do Jardim TV, em Araçatuba. Durante todo o dia, as torneiras das residências desse bairro jorram uma pequena quantidade de água, mesmo quando abertas totalmente. Apenas à noite, a situação se normaliza. Insatisfeitos com o serviço prestado pelo Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), eles procuraram o vereador Arlindo Araújo (PPS).
As donas de casa são as mais prejudicadas com a baixa pressão da água. Sem opção, elas passaram a adotar horários alternativos para realizar as tarefas domésticas. "Ou você limpa a casa à noite, ou bem cedinho. Durante o dia, não tem condições nem de tomar banho", disse a funcionária pública Mirian Albuquerque Zidioti. Conforme ela, a água começa a ficar escassa por volta das 7h30 e assim permanece até às 18h. O problema persiste há cerca de um mês.
Para lavar o quintal, a bordadeira Vanice Macedo Pereira acorda às 5h30 todos os dias. "Já usei a água da caixa, mas aí acabei ficando sem água", contou a moradora da rua José Xavier Couto há 34 anos. Já a sua vizinha Wilma Querina lava e esteriliza as roupas de cama do filho tetraplégico por volta das 22h. "Mesmo que não estejam sujas, as roupas de cama dele precisam ser lavadas e esterilizadas diariamente. Como à noite a pressão da água é mais forte, não tem outro jeito", disse a dona de casa.
A moradora Luci Neide Crepaldi Taveira, há três anos no Jardim TV, conta que a pressão da água que chegava ao bairro sempre foi forte. "De repente, passou a ficar tão fraca durante o dia que só para encher o tanquinho são 20 minutos", afirmou. Lavar o quintal, então, só com o auxílio de um balde.
As moradoras afirmam que já entraram em contato com o Daea várias vezes. Segundo elas, a autarquia informou que o fornecimento de água para o Jardim TV foi reduzido para compensar problemas no abastecimento do Jardim Ipanema, e que a situação será normalizada somente com o início da captação de água do rio Tietê, adiado novamente neste mês.
Procurado por moradores, o vereador Arlindo Araújo se comprometeu a apresentar requerimento de informações oficiais, pedindo explicações da Prefeitura sobre o problema. "Esperamos que tudo seja solucionado o mais rápido possível, porque continuamos a pagar nossas contas de água em dia", protestou a servidora Mirian.