Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
07/03/2017
Dr. Almir questiona a qualidade do atendimento prestado nas UBSs

A falta de materiais, a escassez de mão de obra, a precariedade da estrutura física e as péssimas condições de trabalho dos funcionários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba levaram o vereador Dr. Almir (PSDB) a propor requerimento de informações oficiais. O documento foi lido, discutido e aprovado na segunda-feira (06/03), durante a 5ª sessão ordinária do ano.

O parlamentar afirma que tem recebido muitas reclamações. “A partir do momento em que um munícipe chega numa UBS, encontra problemas e os relata para mim, eu tenho a obrigação de achar uma solução”, justificou Dr. Almir.

No pedido de informações à Prefeitura, ele pede o cronograma de melhorias nas UBSs do município, quer saber o motivo da falta de materiais básicos para atendimento, pergunta se o quadro de funcionários é deficiente e cobra planejamento para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais. “Não estou afrontando a administração. Pelo contrário, acredito nela e sei que fará diferente. Mas está na hora de começarmos a dar resposta”, explicou o vereador.

A qualidade do atendimento prestado nas UBSs da cidade gerou discussão em plenário. O vereador Dunga (DEM) fez um apelo à administração municipal para a tomada de providências. “No Umuarama, não estavam expedindo guias porque não tinha tinta na impressora. As ambulâncias estão paradas. Pessoas com pedra na vesícula estão sendo mandadas embora porque não há material para ultrassonografia”, denunciou o parlamentar.

O vereador Dr. Jaime (PTB) disse que o problema é antigo. “Isso já está em discussão há mais de nove anos. O problema todo é que não tem dinheiro mesmo”, avaliou. A mesma opinião expressou o vereador Professor Cláudio, que lembrou das melhorias realizadas pela administração anterior. “A maioria das UBSs da cidade foram reformadas, climatizadas, trocado mobiliário, algumas ampliadas. São poucas que precisam de reforma”, destacou.

O vereador Dr. Flávio Salatino (PMDB) também se manifestou sobre o assunto. “Precisamos dar tempo para eles organizarem a casa”, ressaltou. O descontentamento dos funcionários dos setores de urgência e emergência foi lembrado pelo vereador Denilson Pichitelli (PSL). “O problema da Saúde vem se arrastando a cada ano que passa e precisamos cobrar e buscar uma solução”, disse.

Para a vereadora Tieza (PSDB), a situação da Saúde municipal é reflexo de má gestão. “Precisamos entender que boa parte do que está faltando hoje foi desviado ontem. Ou temos respeito pelo dinheiro público, ou vamos continuar falando nisso por muitos e muitos anos”, afirmou.

O presidente da Casa, vereador Rivael Papinha (PSB), cobrou união. “Melhorar a saúde vai levar um tempo. Temos que nos unir em prol da saúde pública de Araçatuba”, discursou.

O requerimento de informações oficiais aprovado na segunda-feira será encaminhado à Prefeitura para resposta em 15 dias. O prazo pode ser prorrogado por igual período, mediante autorização do plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior