Edna Flor declara apoio à criação da Rede Sustentabilidade
A vereadora Edna Flor (PPS) recebeu o ex-deputado federal Luciano Zica, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (24/04). A visita objetivou buscar o apoio da parlamentar araçatubense para a viabilização do Rede Sustentabilidade, novo partido político idealizado pela ex-senadora Marina Silva.
Lançada em 16 de fevereiro deste ano, a nova legenda partidária precisa reunir 550 mil assinaturas em pelo menos nove estados brasileiros para ser oficializada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com Luciano Zica, um dos articuladores do movimento, a expectativa é atingir o número até a segunda quinzena do mês de junho, a tempo de disputar as eleições do próximo ano.
"Temos hoje cerca de 250 mil assinaturas coletadas em todas as unidades federativas. Precisamos de mais 300 mil até meados de junho, quando queremos encaminhar isso para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e, a partir daí, o desafio será assegurar o funcionamento da Rede como algo efetivamente diferente", disse o ex-parlamentar.
Segundo ele, qualquer pessoa pode participar do movimento político. "Qualquer cidadão brasileiro pode entrar no site www.brasilemrede.com.br, conhecer as propostas do partido, baixar a ficha e assinar o apoio, que não é ainda filiação", informou.
Entre as novidades da nova sigla partidária, Luciano Zica citou a defesa por candidaturas avulsas. "A Rede reservará até 30% das candidaturas proporcionais para pessoas que representam movimentos sociais e não queiram ter vida partidária, bastando um compromisso com os pontos fundantes da Rede, que são a sustentabilidade econômica, social, ambiental, ética e democrática", explicou.
A defesa por mandatos executivos de seis anos sem direito à reeleição, por mandatos parlamentares limitados para garantir a renovação e pelo financiamento público das campanhas políticas são outras propostas do novo partido.
A vereadora Edna Flor considerou o encontro com o ex-deputado federal positivo e declarou que vai trabalhar na coleta de assinaturas na cidade para a viabilização da nova legenda. "Neste momento, eu quero entrar com alma e coração na construção da Rede Sustentabilidade. Mais do que um convite, quero pedir esse direito a Marina, porque é algo com o qual eu me identifico de forma muito forte mesmo", disse.
Quanto à possibilidade de filiação na nova sigla, a parlamentar afirmou que essa é uma discussão posterior. "Até 2014, eu permaneço no MD (Mobilização Democrática). Tenho um compromisso ético com as candidaturas que se anunciam, mas não nego a minha grande vontade de participar de uma nova forma de fazer política", anunciou. O recém-criado MD é fruto da fusão entre PPS e PMN, oficializada na semana passada.
Luciano Zica foi filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) por 31 anos, legenda pela qual exerceu três mandatos como deputado federal (de 1994 a 2007). Entre 2007 e 2008, foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, então conduzido por Marina Silva. Em 2010, já filiado ao PV (Partido Verde), participou da coordenação da campanha de Marina Silva à Presidência da República. Deixou o PV em 2011, junto com a ex-senadora.