Notícias
16/10/2013
Edna Flor presta contas de projetos dedicados a crianças e adolescentes
Edna Flor presta contas de projetos dedicados a crianças e adolescentes
A vereadora Edna Flor (PPS) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Araçatuba na última segunda-feira (14), durante a fase do Pequeno Expediente, para divulgar um balanço de projetos, indicações, questionamentos à administração municipal e visitas a instituições de ensino com o tema voltado à defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
"Aproveitando a passagem do Dia das Crianças, celebrado no último final de semana, vamos apresentar alguns dos compromissos de mandato assumidos para legitimar as garantias desse público", justificou.
A vereadora abriu o pronunciamento pedindo a exibição de um vídeo produzido pela própria assessoria parlamentar que mostrou a inauguração de um espaço dedicado à leitura na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) "Lauro Bittencourt".
"Trata-se de um espaço que recebeu o nome da educadora Marisa Matos e tem como objetivo valorizar a produção do conhecimento entre as crianças", afirmou Edna.
A apresentação de emendas ao Orçamento Estadual, durante as audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de São Paulo na Câmara, foi outro assunto comentado pela vereadora. "Fiquei feliz com a acolhida do governo estadual que decidiu alocar recursos para ampliar leitos, equipamentos e custeio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no município. Propusemos ainda instalação de lactários nos hospitais e a aquisição de ambulâncias para o município e a região", informou.
Os pedidos para instalação de uma vara especial destinada à infância e juventude em Araçatuba, a construção de escolas em assentamentos rurais e inserção de grupos de atendimento multidisciplinar (assistente social, psicólogo e psicopedagogo) integraram a lista de reivindicações da vereadora Edna Flor ao governo paulista.
Na Câmara Municipal, a parlamentar apresentou uma série de projetos de lei - alguns já aprovados e outros em tramitação - com temas ligados à saúde dos bebês. Entre as proposituras aprovadas, a vereadora relembrou a matéria que torna obrigatória a oximetria de pulso nos hospitais e maternidades do município.
"Outros projetos apresentados pelo meu gabinete e aprovados em plenário instituíram no município a semana de prevenção à cardiopatia em recém-nascidos, e o que dedica atenção e cuidados com o aprendizado infantil para evitar transtornos, como a dislexia", completou.
Edna lembrou-se ainda do projeto de lei, assinado por ela própria, que obriga os centros de saúde particulares a realizarem a medição dos níveis de glicemia em bebês e crianças com até 12 anos de idade. A matéria segue em tramitação na Câmara.
Encerrando o discurso, Edna Flor comentou ainda a sugestão enviada ao Executivo Municipal que propõe a inclusão da educação nutricional na grade curricular nas escolas municipais e o serviço de agendamento de consultas para crianças na Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). "Também questionamos a Prefeitura quanto à possibilidade de ampliar o atendimento ao público infanto-juvenil no Conselho Tutelar e no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: