Edna Flor visita patrimônio histórico de Araçatuba
Na companhia do prefeito Cido Sério e do vice-prefeito Carlos Hernandes, a presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereadora Edna Flor (PPS), visitou na manhã desta quarta-feira (18/03) alguns pontos considerados patrimônios históricos da cidade. O roteiro foi elaborado pela vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Araçatuba, Ângela Liberatti, que acompanhou as autoridades.
O objetivo das visitas, que continuam na próxima semana, é identificar os imóveis de propriedade do município e os pertencentes à iniciativa privada para, em seguida, elaborar um projeto de restauração desses espaços. O grupo percorreu praças antigas da cidade, bens tombados mal preservados e outros não tombados que também necessitam de conservação.
Foram visitados o antigo Hotel Gaspar, a extinta cadeia pública, a Santa Casa, a Fazenda do Estado, a praça Diogo Júnior, o Centro Cultural Ferroviário, a praça São Joaquim, o antigo almoxarifado municipal, a capela Santo Onofre e a praça São João. A descaracterização dos imóveis históricos e a ausência de reparos foram os principais problemas detectados.
"Estou aqui como cidadã, apresentando idéias à administração, para deixar nossa cidade mais bonita. Espero que, finalmente, seja possível preservar o que temos de bom e mostrar isso aos turistas", destacou Ângela. Na praça São Joaquim, a historiadora chamou a atenção para o afundamento e crescimento de grama na calçada, plantação irregular de árvores no entorno, peças quebradas e monumentos sem identificação. A recuperação da fonte, a reconstrução do coreto e a recolocação de lâmpadas na praça São João também foram solicitadas.
"O estado desses locais é lastimável. Precisamos trabalhar muito para recuperar a beleza da nossa cidade. Esse é o compromisso que assumimos hoje", disse o prefeito Cido Sério (PT).
A presidente da Câmara, Edna Flor, ressaltou a importância de se preservar a memória histórica do município. "Precisamos respeitar nossa história. A Câmara deve responder aos clamores da comunidade, mas também não pode se esquecer dos 100 anos de história da cidade. O melhor presente que Araçatuba pode ter a preservação da sua história", afirmou. Edna explicou que o Legislativo pode contribuir com o projeto de recuperação do patrimônio histórico da cidade verificando a adequação da legislação municipal ao Estatuto da Cidade. "Constatando o que existe de concreto, podemos agora compatibilizar as necessidades com as leis municipais".
O grupo continua a verificar a situação do patrimônio histórico de Araçatuba na próxima quarta-feira (25/03), a partir das 7h30.