Edna Flor visita UBS's para verificar quadro de médicos
Na manhã desta sexta-feira (17/07), a vereadora Edna Flor (PPS) percorreu três UBS's (Unidades Básicas de Saúde) do município em busca de informações sobre atendimentos médicos. As visitas foram motivadas pela notícia de redução do quadro de médicos efetivos da rede municipal de saúde, publicada pela imprensa local neste mês. A parlamentar esteve nos postos de saúde dos bairros Engenheiro Taveira, Planalto e Umuarama.
Neste ano, um clínico geral, um pediatra e um ginecologista que atendiam na UBS do bairro rural de Engenheiro Taveira pediram exoneração. Atualmente, um médico generalista contratado pela ASF (Associação Saúde da Família) – responsável pelos serviços de atenção básica no município – e um profissional cubano do programa Mais Médicos atendem na unidade, que recebe uma média de 100 pacientes por dia.
“O médico da Saúde da Família está recebendo treinamento para atender a área ginecológica. Ele ainda realiza as visitas domiciliares e atende os três assentamentos rurais da cidade. É muito trabalho para uma área extensa geograficamente”, disse Edna Flor. Além da falta de médicos, a vereadora foi informada por pacientes sobre a falta de medicamentos para diabetes.
Na UBS Dr. Augusto Simpliciano Barbosa, no Jardim Planalto, a parlamentar foi atendida na rua pela funcionária responsável. Conforme a servidora, apesar de ter perdido dois médicos (um clínico geral e um ginecologista), que se aposentaram, a unidade não sofre com a falta desses profissionais, pois conta com quatro médicos da ESF (Estratégia Saúde da Família) e um ginecologista cedido pela UBS do bairro São José.
“Como nós sabemos que o São José também atende uma área superpopulosa, que absorveu bairros novos, com certeza, ao atender aqui, esse profissional está deixando de atender lá. Isso nos preocupa”, avaliou Edna Flor. Problemas com aparelhos de ar condicionado que, embora instalados, não estão funcionando devido à rede elétrica também foram mencionados nesse posto de saúde.
Responsável por uma população estimada em 29 mil pessoas, a UBS Dr. Alfredo Dantas de Souza, no bairro Umuarama, também perdeu médicos neste ano (um clínico geral e um ginecologista foram exonerados e um pediatra está afastado por problemas de saúde por tempo indeterminado). No local, Edna Flor recebeu de funcionários a informação de que um clínico geral e dois ginecologistas atendem na unidade de segunda a sexta-feira.
“A grande necessidade é no setor de pediatria. Uma UBS como essa não poderia estar sem pediatra, dada a demanda. O pessoal tenta se socorrer com os clínicos gerais e com os encaminhamentos, mas isso não atende de maneira adequada a população”, frisou a vereadora.
Diante das informações obtidas com as visitas, a parlamentar pretende cobrar a contratação de mais médicos da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente ginecologistas e pediatras. “Vamos utilizar o Pequeno Expediente para essa divulgação e vamos nos valer também dos requerimentos de informações oficiais”, afirmou.