Edval declara apoio à campanha de vacinação contra gripe A(Veja Vídeo)
Desde o dia 8 de março, todos os municípios brasileiros estão mobilizados com a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. A imunização acontece em etapas, conforme faixas etárias e situações de vulnerabilidade. Em Araçatuba, a expectativa da Secretaria de Saúde e Higiene Pública é de vacinar 72 mil pessoas ou 80% do público-alvo residente no município.
Em aprovação à campanha, o vereador Edval Antônio dos Santos (PP) apresentará, na próxima sessão ordinária, um voto de apoio aos servidores desta Secretaria Municipal. "Diante de uma doença tão grave e com alto risco de contaminação, ações como essa merecem o reconhecimento do Poder Legislativo", declara o parlamentar.
A vacina contra a gripe suína é indicada para públicos prioritários, como profissionais da saúde, gestantes, crianças, adultos entre 20 e 39 anos e pessoas com doenças crônicas. "Conforme estudos do Ministério da Saúde, esses grupos foram os mais atingidos pela doença, no ano passado. Como a nossa estratégia é a de evitar os casos mais graves da doença que evoluem para óbito, somente essas pessoas estão sendo vacinadas. Até porque não temos como tirar o vírus de circulação", explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Luciana Coimbra de Mello.
A terceira etapa da vacinação teve início na última segunda-feira (05/04). Até o dia 23 deste mês devem receber a dose da vacina jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Como a segunda etapa foi prorrogada, também estão sendo imunizados neste momento crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e doentes crônicos até 60 anos.
Para tomar a vacina, basta apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação, se tiver. "As gestantes e os doentes crônicos não precisam levar nenhum documento que comprove a sua condição", alertou Luciana. A segunda dose da vacina é necessária somente para as crianças, que devem retornar aos postos de vacinação trinta dias após a primeira aplicação.
A campanha segue orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A aplicação da vacina é intramuscular, no braço, e, segundo Luciana, segura e eficaz. "Dor no local da aplicação, febre e dor no corpo são alguns efeitos esperados em cerca de 70% dos casos. Mas nada que se compare aos benefícios de não se contrair a doença. É muito mais seguro se prevenir", garante a chefe da Vigilância Epidemiológica local. A vacina é contraindicada apenas para pessoas que têm alergia a ovo de galinha ou que já apresentaram grave reação a doses de vacina da gripe comum.
Em Araçatuba, todas as doze UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade oferecem a vacina. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao todo, esses locais já atenderam 11.077 pessoas.
Para atrair a população que trabalha e não pode comparecer a uma UBS durante a semana, a Secretaria realiza excepcionalmente neste sábado (10/04), das 8h às 17h, o Dia D da campanha. Além das UBSs, funcionarão como postos de vacinação neste dia cinco supermercados da cidade, o Araçatuba Shopping Center e o Multi Shop. Postos volantes serão instalados na zona rural.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1 termina no final do mês de maio. Ainda restam duas etapas. Entre os dias 24 de abril e 7 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar apenas a vacina contra a gripe comum. A última etapa, programada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de maio, terá como público-alvo os adultos com idades entre 30 e 39 anos.