Em ação inédita, sessões da Câmara serão traduzidas em Libras(Veja Vídeo)
Pessoas com deficiência auditiva terão uma importante aliada para assistir pela tevê ou no próprio plenário aos trabalhos dos vereadores a partir desta próxima segunda-feira (04/10).
A trigésima - segunda sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Araçatuba terá tradução simultânea por meio de Libras - Língua Brasileira de Sinais.
A ação é inédita na história da Câmara e faz parte do pacote de implantação e aprimoramento anunciado pela presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), para ampliar a acessibilidade da população ao Poder Legislativo.
Edna afirmou que até o final desta semana serão feitos os últimos ajustes técnicos para a transmissão. Equipamentos eletrônicos foram adquiridos especialmente para a tradução de Libras e já estão à disposição do Legislativo para as transmissões.
"Para realizar esse sonho já no mês de outubro, contamos com a colaboração de três intérpretes voluntárias que procuraram a Câmara a fim de colocar esse serviço em prática", explicou Edna. São elas Sílvia Letícia Veiga Gomes Bispo, Laudinete da Silva Nery e Caroline de Oliveira Bessão.
De acordo com a vereadora, a representação em Libras, por ora, será em caráter experimental até que o Legislativo decida entre abrir um concurso público ou celebrar convênio com entidade especializada em tradução para a Língua Brasileira de Sinais.
Ela disse ainda que a sessão será traduzida integralmente por duas profissionais, que atuarão voluntariamente.
"Uma equipe de servidores do Legislativo acompanhou a transmissão da Câmara de Campinas e observou que é possível transmiti-la na íntegra, com duas pessoas na tradução. É o que faremos aqui", completou a presidente.
Para a presidente da Câmara, a ação pioneira de representação em Libras é resultado da união de esforços contínuos de todos os vereadores e servidores da Câmara para receber todas as pessoas, sem quaisquer exclusões. "Dessa forma, também estaremos atendendo a uma exigência legal", concluiu.