Em palestra realizada na Câmara, urologista faz alerta sobre o câncer da próstata
A Prefeitura de Araçatuba, através do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA-2), unidade da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no plenário da Câmara uma palestra destacando os perigos do câncer da próstata.
O urologista Rubens Luiz Vilella palestrou no legislativo no último dia 26 de junho. A palestra fez parte da capacitação feita aos médicos e demais profissionais da saúde que irão atuar na Semana da Saúde do Homem/Semana de Prevenção do Câncer de Próstata, que acontece em Araçatuba de 4 a 8 de agosto.
“A capacitação tem como objetivo treinar os profissionais que estarão atuando em agosto, quando vamos convidar os homens a fazer o exame preventivo do câncer de próstata”, explicou a dirigente administrativa do NGA-2, Neusa da Silva Melo.
Segundo ela, todas as UBSs serão orientadas para dar encaminhamento especial aos pedidos de consultas e exames relacionados à doença.
O presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), o vice-presidente Cido Saraiva (PMDB) e o secretário municipal de Saúde, José Carlos Teixeira, acompanharam a pelestra. “A melhor maneira de promover o bem-estar de todos é criando uma sociedade com hábitos saudáveis. O câncer da próstata é mais comum entre os homens que o câncer de mama nas mulheres”, lembrou Dr. Jaime.
O parlamentar lembrou que a Câmara foi parceira da Prefeitura na realização da capacitação. “Oferecemos o espaço e nossos equipamentos. Este trabalho é extremamente importante para os munícipes”, frisou o vereador.
Dr. Jaime é autor do projeto de lei 137/2013, que criou em Araçatuba a Semana da Saúde do Homem (Lei Municipal 7.584/2013).
Segundo a equipe do NGA-2, vinte médicos da Prefeitura de Araçatuba participaram do treinamento. No evento de agosto, o público-alvo é formado por homens com idade igual ou superior a 45 anos.
Os profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) farão pequenas exposições aos homens que estiverem nas UBSs de Araçatuba. Também será feito o teste de Antígeno Prostático-Específico (PSA), feito pelo sangue, que ajuda a descobrir a doença.
ALERTA - O câncer da próstata é uma doença que não apresenta sintomas e, por isso, é importante sempre fazer o exame preventivo.
Dr. Jaime disse que os homens ainda têm muito preconceito e descuidam de sua qualidade de vida. “É muito importante que esta mensagem se propague o máximo possível, para que possamos evitar o câncer da próstata”.
O palestrante disse que é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.
Este tipo de câncer cresce lentamente, não apresentando sintomas em suas primeiras fases. Problemas para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia completamente e sangue na urina são indícios que indicam um estágio avançado da doença.
Dor óssea, principalmente nas costas, indica a presença de metástases, um avanço da doença para uma fase ainda mais grave. Para quem está próximo dos 40 anos, a recomendação é procurar por um médico urologista.