Notícias
24/10/2012 13:55:11
Encontro discute uma sociedade menos violenta
A Câmara de Araçatuba sediou na quinta-feira (25/10) mais um encontro do programa "Gestores da Paz", que consiste em dar formação para a rede de atendimento municipal, em suas diversas esferas. O encontro foi aberto aos interessados.
Encontro discute uma sociedade menos violenta
A Câmara de Araçatuba sediou na quinta-feira (25/10) mais um encontro do programa "Gestores da Paz", que consiste em dar formação para a rede de atendimento municipal, em suas diversas esferas. O encontro foi aberto aos interessados.
Projeto de caráter voluntário, o Gestores da Paz tem como principal objetivo articular serviços e contatos diretos, abrangendo a rede municipal e estadual de ensino, sempre focando as crianças e os adolescentes da cidade. Trata-se de um programa educativo que visa diminuir a violência no município. Em Araçatuba, 'lideram' o programa o promotor da Vara da Infância e Juventude, Dr. Joel Furlan, e a terapeuta Vivi Tuppy.
O programa Gestores da Paz, também chamado de grupo Cultura da Paz, atua em Araçatuba desde 2008, quando reuniões mensais começaram a discutir questões ligadas à promoção de uma sociedade menos violenta. Nos encontros, são discutidas melhorias, não só estruturais aos jovens, mas também disciplinar.
"Não podemos deixar que a boa vontade seja perdida. A educação mudou e a questão disciplinar também. É muito comum vermos jovens respondendo para os mais velhos. Vivemos a angústia da desorientação. Precisamos mudar isso, precisamos mudar esse processo de educação. Todo processo é preciso ser reconsiderado", comentou Vivi Tuppy, coordenadora do programa em Araçatuba.
Participam das ações diversos órgãos de classes e entidades, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Polícia Militar, Conselho Tutelar, instituições acadêmicas da cidade, entre outros.
Para o promotor da Vara da Infância e Juventude de Araçatuba, Dr. Joel Furlan, cada órgão tem um papel importante no programa. "Um dos pilares do programa é resgatar alunos que apresentam comportamentos inadequados dentro das salas de aulas, o que compromete as relações de convivência e o processo pedagógico nas escolas", destaca o promotor.
Segundo ele, o programa visa construir e consolidar uma rede de atendimento à criança e ao adolescente, norteada pelos princípios da cultura de paz propostos pela UNESCO. "Os parceiros entendem que toda a sociedade é responsável pela criança e pelo adolescente e que todos os setores sociais devem se comprometer e colaborar com a recuperação e inclusão do menor por meio de ações conjuntas, numa rede de conhecimento e de competências e de ações".
O Gestores da Paz destaca e debate os eixos:
1- Respeitar a vida
2 - Rejeitar a violência
3 - Ser generoso
4 - Ouvir para compreender
5 - Preservar o planeta
6 - Redescobrir a solidariedade
Para participar do programa como voluntário, basta procurar os envolvidos nas ações. A coordenadora Vivi Tuppy atende pelo fone (18) 3622-7053. Já o telefone da Promotoria da Infância e da Juventude é (18) 3624-8098.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: