Erosão em avenida continua(Veja Vídeo)
A pedido de moradores, o vereador Joel de Melo Platibanda (PSDB) retornou ao início da avenida Dois de Dezembro, no bairro Dona Amélia, na tarde de quarta-feira (16/05). No local, a parede de contenção do canal de vazão da Lagoa do Miguelão, que desmoronou com as chuvas do início deste ano, ainda não foi reconstruída. A erosão já destruiu guias e sarjetas, grande parte do asfalto e ameaça os imóveis vizinhos.
De acordo com a dona de casa Maria Aparecida de Carvalho Silva, que reside neste trecho da avenida há 40 anos, os moradores estão apreensivos. "A cada chuva pesada, ficamos todos preocupados, porque não sabemos o que vamos encontrar quando o dia amanhecer. Vivemos sob suspense", desabafa.
A cratera também coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres. "Ninguém pode transitar aqui. Já teve três acidentes de moto. A gente reclama, mas eles não nos socorreram até hoje. Parece que fazem pouco caso porque somos da classe pobre", lamenta o aposentado Getúlio Fialho de Carvalho.
Para alertar sobre o perigo, a população improvisa com cartaz, barras de ferro, sacos plásticos e galhos. Apenas uma placa da Prefeitura sinaliza o local.
Ao redor do desmoronamento, o desgaste do asfalto, o mato alto e o aparecimento de buracos completam o cenário de abandono. "Ficamos muitos anos sem asfalto. Nem tínhamos mais esperança. Em 2004, eles asfaltaram, mas a qualidade é ruim, bem fininha, uma casquinha de ovo. E aí, pelo fato de não termos um asfalto bom, virou isso aqui", conta Maria Aparecida. "Nós fomos esquecidos", conclui.
O vereador Joel de Melo Platibanda, que já havia visitado a avenida em março deste ano, se comprometeu a debater o assunto em plenário. "A situação é lamentável e está piorando a cada dia. Através de requerimento, o senhor prefeito respondeu que essa obra já foi concluída. Eu não vejo nada de concluído aqui. Ao contrário, estou vendo um local abandonado e a população pagando um preço muito caro. É vergonhoso", avalia o parlamentar, referindo-se a obras realizadas no canal pela atual administração.