Escolas municipais em assentamentos recebem denominação oficial
O plenário aprovou, em discussão única, durante a décima - oitava sessão ordinária do ano, dois projetos de lei do Executivo Municipal que dão nome a Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) em assentamentos instalados no município.
O primeiro deles denomina "Adriano Goulart Arruee" a Emeb do Assentamento Hugo Silveira Herédia, antiga Fazenda Floresta.
O outro dá nome de "Dra. Zilda Arns Neumann" à escola municipal do Assentamento Chico Mendes, antiga Fazenda Aracanguá. Médica sanitarista, pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti no início deste ano.
Sobre essa última denominação, as vereadoras Tieza (PSDB) e Durvalina Garcia (PT) destacaram o perfil humanitário da médica dedicado a pessoas em vulnerabilidade social que vivem em bolsões de pobreza do Brasil e de diversos lugares do mundo.
Embora concorde com a denominação, Tieza argumentou que a homenagem poderia ser ampliada e o nome da médica ser dado a alguma instituição com maior visibilidade, como um hospital ou outro centro de atenção à saúde e bem-estar da criança.
"Não que eu esteja subestimando a ideia, sou favorável também a esta homenagem para a Emeb do Assentamento Hugo Silveira Herédia, contudo, entendo que esta denominação poderia ser ampliada para uma instituição com maior abrangência e acesso público", ponderou.
A vereadora Durvalina Garcia entende que a denominação dada à escola municipal é oportuna.
"Tenho certeza de que a patrona da escola, doutora Zilda Arns, ficará contente com a homenagem póstuma, ao dar seu nome a um estabelecimento de ensino localizado num assentamento. É um reconhecimento ao seu trabalho exemplar de se dedicar aos menos favorecidos, em especial crianças em vulnerabilidade social", explicou Durvalina.