Notícias
05/11/2014
Especialistas falam sobre Novembro Azul na Câmara
Especialistas falam sobre Novembro Azul na Câmara
Os médicos Sérgio Irikura e José do Carmo Sartori estiveram na Câmara utilizando o espaço da Tribuna Livre, durante a 36.ª sessão ordinária, para falar sobre as campanhas de prevenção para a saúde da mulher e do homem que são realizadas pelo município.
Neste mês a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve as atividades do Novembro Azul, dedicada à saúde do sexo masculino. A prevenção ao câncer de próstata é o principal foco da campanha.“A doença é a que mais mata homens no país, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino e é a quarta causa de morte por câncer”, alertou o médico José do Carmo Sartori na tribuna.
Os especialistas alertam que o câncer de próstata é uma doença assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, por esse motivo são tão importantes os exames preventivos. “Quando detectado no inicio, a probabilidade de cura do câncer é de 70 a 80%”, afirmou Sartori.
O problema é que a maioria dos homens procura pouco os médicos. A proporção em média é de 2 a 3 homens para cada 10 mulheres que buscam os exames preventivos. Os números já foram piores, enquanto que na década de 90 eram realizados por dia no município de 5 a 6 exames sanguíneos para rastreamento de câncer em fase inicial, atualmente esses números subiram para 16. Os especialistas atribuem o aumento às campanhas que chamam a atenção para o problema.
Leis aprovadas pela Câmara de Araçatuba, como a 7.584/13, de autoria do vereador Dr Jaime (PTB), que instituiu a semana da saúde do homem e a 7.531/13, de autoria do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) , que institui a semana de luta contra o câncer de mama, foram elogiadas pelos especialistas porque ajudam a chamar atenção para a importância da prevenção.
Os homens com histórico familiar de câncer devem realizar os exames anualmente a partir dos 45 anos de idade e os demais devem começar aos 50 anos. Conforme explicou Sartori, a avaliação completa incluí a análise do sangue e o toque retal, depois, numa segunda etapa, se necessário, é pedida uma biópsia.
Anualmente, o município promove duas grandes campanhas que visam a saúde do homem, uma em agosto e outra em novembro. Em agosto deste ano 1.537 homens fizeram exames durante a campanha, destes 338 pacientes apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para especialistas e, ao final, 47 pacientes fizeram biópsia.
Outras doenças que atingem a saúde do homem também serão lembradas durante as atividades da Campanha Novembro Azul, como explicou o médico Sérgio Irikura. “Além dos exames preventivos para o câncer de próstata, serão realizados testes de sífilis, hepatites e HIV e nós vamos desenvolver palestras sobre outras doenças como a arritmia cardíaca e a hipertensão”, informou.
Irikura também fez um balanço sobre os números da campanha do Outubro Rosa. Segundo o especialista, em 2014 houve um acrescimento de 11% na procura pelos exames de mamografia e 20% pelos exames de colo do útero. Também são realizadas duas grandes campanhas durante o ano de incentivo ao diagnóstico precoce das doenças da mulher. A primeira é feita no mês Março, quando se comemora o Dia Internacional da mulher e outra em outubro, o Outubro Rosa.
Para finalizar, Irikura lembrou ainda que a qualquer tempo, e nos demais meses do ano, homens e mulheres podem buscar o sistema de saúde para realizar seus exames preventivos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe: