Exposição fotográfica enfoca janelas européias(Veja Vídeo)
Desde a última segunda-feira (01/02), os corredores do Paço Municipal revelam estilos arquitetônicos de lugares e culturas européias através de detalhes de janelas. Trata-se da exposição "Janelas do Mundo", assinada pelo fotógrafo e arquiteto araçatubense Fernando Garcia Simon. A mostra, que segue até o dia 28 de fevereiro, por meio de uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Secretaria Municipal de Cultura, tem o apoio da vereadora Tieza (PSDB).
"Confesso que ainda não tinha visto a mostra. Estou encantada. Achei belíssima a ideia do Fernando de focar em um único aspecto: as janelas. A arquitetura européia sempre foi exemplo e, como arquiteto, o Fernando não poderia agir de outra forma. Como o Sesi comprou essa ideia, não poderíamos deixar de recebê-la aqui", conta a vereadora.
Uma viagem turística, realizada em 2007, por alguns países da Europa, entre eles Itália, Alemanha, Holanda e República Tcheca, foi o que motivou o trabalho. Os detalhes da arquitetura do velho continente estão retratados em 16 painéis fotográficos. Todas as fotos são de janelas de casas e edifícios. "Durante a viagem, ele fotografou uma coisa mais pessoal. Porém, como é introvertido e silencioso, observador e concentrado, possui um olhar diferente dos lugares que vemos normalmente", explica Lígia Garcia da Eira, prima do artista.
A exposição foi selecionada pelo projeto corporativo "Caixas de Cultura", do Sesi (Serviço Social da Indústria), para percorrer 13 cidades em até quatro anos. "Até 2012, essa exposição percorrerá todo o Estado de São Paulo, passando pelas indústrias beneficiárias do Sesi. Não seria justo deixarmos Araçatuba de fora", disse a diretora local do Sesi, Salete Surani Fracalossi Botichio. O objetivo do projeto é promover a democratização da cultura e o desenvolvimento social da comunidade.
Natural de Araçatuba, Fernando Garcia Simon reside atualmente em Vera Cruz, cidade da região de Marília (SP). Seu interesse pela fotografia surgiu ainda na infância, porém foi na adolescência que o artista especializou-se no Senac de Marília. Entre 1980 e 1985, estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos. A produção fotográfica intensificou-se nesse período, quando foram realizados vários projetos e exposições. Em 1984, Fernando ganhou uma bolsa-trabalho para realização de áudio-visual sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo. "Ele sempre gostou de fotografia. No início, preferia o mar por gostar de surfe, mas já registrou temas bem variados", enfatizou a prima Lígia.
A exposição "Janelas do Mundo" vai até o dia 28 de fevereiro, no saguão da Prefeitura de Araçatuba, localizada na rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo. O horário de visitas é das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.