"Foco de atuação será a área social", diz vereador Cido Saraiva
Reeleito para exercer o segundo mandato na Câmara Municipal, o vereador Cido Saraiva (PMDB) pretende focar sua atuação na área social. Dentro dessa proposta, o parlamentar vai propor a criação de uma comissão especial de vereadores com a finalidade de acompanhar a seleção dos beneficiários do programa federal Minha Casa, Minha Vida até a entrega dos empreendimentos habitacionais.
O projeto de resolução já tramita no Departamento Legislativo. O vereador explica que várias pessoas o procuraram com questionamentos sobre os critérios de seleção dos beneficiários pelo programa e que o objetivo da comissão é solucionar essa dificuldade. "Muitas pessoas nos procuram querendo saber qual a formalidade necessária para poder receber a casa. Muitas vezes, nós encaminhamos e mesmo assim elas ficam sem resposta. Então nós queremos saber quais as formalidades necessárias na secretaria de Ação Social e na Caixa Econômica Federal", disse.
Cido Saraiva, que também é vice-presidente da Câmara, destacou que tem uma preocupação muito grande com a área social no município. Na justificativa da propositura, o texto destaca que Araçatuba foi a cidade da região que recebeu o maior volume de investimentos destinados à construção de moradias populares para famílias com renda de até três salários mínimos. O programa subsidia a aquisição de imóveis novos para os segmentos populacionais de menor renda.
"Eu acho que esse programa do governo federal, que teve sequência nos últimos anos, trouxe uma esperança muito grande para as pessoas de baixa renda. Nós vemos casos de pessoas sem condições de pagar aluguel e que muitas vezes são despejadas, então nós vamos correr atrás para saber o que falta para a população ser beneficiada", explica.
O vereador ainda é autor de dois projetos de lei que tramitam na Casa. Um deles veda aos estabelecimentos comerciais a exigência de valor mínimo para compras com o cartão de crédito. Segundo o parlamentar, diversos estabelecimentos comerciais exigem uma compra de valor mínimo (que muitas vezes excede os R$ 50) para a compra em cartões de crédito e débito. "Muitas vezes a pessoa não tem o dinheiro no bolso e é barrada em compras de menor valor. Queremos garantir essa facilidade", disse.
O outro projeto de lei cria o Sistema Cicloviário de Araçatuba, com a finalidade de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no município. "Hoje eu acho que todo mundo quer ter uma bicicleta e sair para pedalar. Nós temos grandes avenidas, como a Pompeu de Toledo e a Waldemar Alves, que poderiam estar abertas aos ciclistas nos finais de semana", destacou.