Hospital Benedita Fernandes receberá voto de aplauso(Veja Vídeo)
O vereador Rivael Papinha (PSB) deve apresentar um requerimento de voto de aplauso ao hospital Benedita Fernandes na próxima sessão ordinária da Câmara de Araçatuba. O objetivo do parlamentar é reconhecer os trabalhos desenvolvidos pela unidade hospitalar, referência no tratamento psiquiátrico na região.
Inaugurado em 1932, o hospital conta com 150 leitos para atender dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais de mais de 40 cidades. No total, são 118 funcionários, entre médicos, enfermeiros, psiquiatras, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros.
De acordo com José Carlos Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo da instituição, a participação da comunidade tem sido fundamental para o alcance dos objetivos propostos. "Precisamos desse apoio da comunidade e da família. Deve haver esse envolvimento constante", destacou.
Desde o final de 2009, o hospital também colocou em funcionamento o Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas). No local, é feito o atendimento ambulatorial de pacientes sem necessidade de internação. Em vários horários semanais, os atendidos participam de oficinas terapêuticas, pintura e madeira, culinária e horticultura. Cerca de 60 pacientes já passaram pelo local.
"A incidência de drogas na população tem aumentado cada vez mais em nossa sociedade. Então, nossa função é dar o apoio necessário ao dependente de álcool e drogas, buscando melhorar a sua qualidade de vida", explica Sueli Aparecida Buzembai, assistente social do Caps-AD.
Frequentador do Caps há 15 dias, Afonso Bonivente Neto está participando de várias oficinas terapêuticas. O atendido, que entra às 8h e sai às 17h na unidade, quer superar a dependência do álcool. "Quero me recuperar e voltar a trabalhar o mais rápido possível", relata.
Durante visita ao hospital Benedita Fernandes, o vereador Rivael Papinha (PSB) destacou a importância da unidade. "O hospital é fundamental para a vida dos pacientes. É um trabalho de doação de grande valor", disse.
Fundadora
Benedita Fernandes, que dá nome ao hospital, nasceu em 27 de junho de 1883 em Campos Novos da Cunha, no estado de São Paulo. Ex-moradora de rua de cidades do noroeste paulista, Benedita sofria de transtorno mental e teve uma vida marcada pela fé e superação.
Após receber uma mensagem espiritual, Benedita fundou projetos sociais para atender pessoas carentes. O trabalho em prol de pessoas necessitadas em Araçatuba começou com a criação do Abrigo João de Deus, em 1925. Mais tarde, em 1932, surgiu a Associação das Senhoras Cristãs, que deu origem ao hospital atual. Benedita Fernandes morreu de insuficiência respiratória em 9 de outubro de 1947.