Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/05/2014
I Fórum Municipal de Ciência é realizado na Câmara

A Câmara de Araçatuba realizou, durante toda a manhã desta quarta-feira (28/5), o I Fórum Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Aberto ao público, o evento no Legislativo teve cinco palestras e foi acompanhado por profissionais da área da educação, representantes de segmentos empresariais e a comunidade em geral.

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), fez a abertura do evento, que também teve a participação do prefeito Cido Sério (PT). Os vereadores Cido Saraiva (PMDB) e Tieza (PSDB) acompanharam as apresentações.

A realização do fórum foi possível por meio de projeto de resolução, de autoria do vereador Dr. Jaime, e teve o objetivo de promover o debate entre o Legislativo, Executivo, empresas privadas, instituições de ensino, entidades de classe e centros de conhecimento sobre a promoção da elevação do desenvolvimento da ciência da tecnologia e inovação do município.

Nas palestras, foram abordados o cenário local e regional sob a ambiência da ciência, tecnologia e inovação; o aproveitamento estratégico das estruturas existentes e do capital humano em projetos e programas de P&D; a participação e cooperação das universidades e setores produtivos na elevação da competitividade regional e a importância da inovação buscando o desenvolvimento.

Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Jaime destacou que a inovação tecnológica é um fator que garante a competitividade das empresas no mercado. “É preciso despertar a ideia da inovação nas universidades e nas empresas. As ideias do fórum são um pontapé inicial para desenvolver uma série de projetos que irão beneficiar toda a população”, disse.

Ao discursar, o prefeito Cido Sério enfatizou os recursos que Araçatuba tem recebido nos últimos anos. “O município vem recebendo recursos em várias áreas e espero que este fórum forneça os instrumentos necessários para a implementação de políticas públicas locais. Hoje eu vejo que há dificuldades para a apresentação de projetos adequados e em condições de receber recursos e queremos melhorar isso”, afirmou.

Em uma das palestras, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho Carlos Antonio Farias de Souza apresentou uma série de slides sobre a área de macroinfluência econômica do município, o panorama de investimentos e a cadeia produtiva que impulsiona o desenvolvimento regional. Além das demandas do município para os próximos anos, Farias trouxe dados dos programas de incentivo à inovação e de fomento à pesquisa e ressaltou a inclusão de Araçatuba no Sistema Paulista de Implantação de Parques Tecnológicos. Em 2011, o PIB local chegou a R$ 3,9 bilhões.

Durante quase uma hora, outra palestra foi ministrada pela consultora de empreendedorismo e inovação e diretora da Imaginar Solutions, Solange Mata Machado, que discursou sobre o impacto da inovação no mercado. “Os desafios tecnológicos são cada vez mais complexos e surge a necessidade constante de se criar novas soluções”, destacou.

Samir Nakad, vice-presidente da unidade regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), chamou a atenção para a necessidade de mudança de mentalidade das empresas diante do avanço tecnológico. “As indústrias estão tardando em acordar diante desse tema da inovação e os empresários precisam entender esses saltos que estão ocorrendo”, disse.

Também palestraram o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Marco Aurélio Rosas, e o professor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/Unesp), Osmar Aparecido Cuoghi. Este último destacou a importância da aproximação da faculdade com os setores produtivos.

Após as palestras, o vereador Dr. Jaime entregou ao prefeito de Araçatuba o anteprojeto de lei complementar que dispõe sobre a medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, à engenharia não rotineira, à informação tecnológica e à extensão tecnológica em ambiente produtivo e/ou social no município.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior