Infraestrutura e educação infantil são temas de discurso do vereador Dr. Nava
O vereador Dr. Nava (Pros) usou a tribuna durante o Pequeno Expediente da 26ª sessão, realizada nesta última segunda-feira (25), para comentar fatos relacionados à infraestrutura urbana e à educação infantil sob responsabilidade da administração municipal.
Dr. Nava abriu o discurso relembrando o episódio ocorrido no último dia 22 em que o carro conduzido por uma aposentada de 82 foi praticamente engolido por um buraco aberto na altura do cruzamento das ruas Duque de Caxias com Wenceslau Brás, após o rompimento de uma adutora de água. Naquela ocasião, o veículo ficou totalmente destruída, porém a condutora não ficou ferida.
“ No momento do acidente, não havia sinalização alertando para existência da cidade, o que poderia ter causado até a morte da condutora. A criação de uma comissão especial proposta pelo vereador Gilberto Batata Mantovani para acompanhar o contrato firmado pelo Município com a empresa Samar, que gerencia o saneamento básico na cidade, foi acertada”, afirmou o vereador.
Na sequência, o parlamentar comentou a dificuldade encontrada pelos governos e pela sociedade com relação ao déficit de vagas em estabelecimentos de ensino infantil no País.
Presidente da comissão especial que elabora estudos e sugestões para acabar com a falta de vagas na educação infantil da rede municipal, Dr. Nava estimulou na tribuna pais e familiares de crianças com até cinco anos de idade fora da escola a fazerem cadastro na Secretaria de Educação para matriculá-las nos estabelecimentos de ensino mantidos pelo município.
“Por determinação judicial proferida recentemente, a Prefeitura será obrigada num prazo de quatro meses a atender crianças nessa faixa etária que estejam fora da escola, sob pena de pagamento de multa, em caso de descumprimento.
O vereador sugeriu ainda a contratação de serviço de transporte para atender alunos que morem distante das unidades de ensino; e caso não consiga atender a demanda de matrículas na rede pública municipal, pagar a mensalidade das crianças em unidades particulares de ensino infantil.
Segundo o vereador Dr. Nava, nem mesmo a inauguração recente da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Odete Costa Bodstein, no Conjunto Habitacional Ivo Tozzi, região leste da cidade, cm capacidade para atender 230 crianças com até 4 anos será suficiente para suprir a demanda daquela localidade. “As outras regiões também padecem com a falta de vagas”, completou.