Interdição de ponte preocupa Tieza
A demora da Prefeitura em encontrar uma solução para a recuperação da ponte interditada da estrada vicinal Nametala Rezek está sendo motivo de revolta entre os produtores de dez bairros rurais de Araçatuba. Ontem (19/4), a vereadora Tieza (PSDB) visitou o trecho e ouviu as reclamações dos proprietários rurais da região.
Uma das principais dificuldades envolve o escoamento da produção agropecuária, como explica o produtor rural da Água Limpa, Carlos Alberto Quicoli. “Com a interdição, o meu percurso de 8 km passou para 16 km e está difícil arcar com todas as despesas para vender minha produção de leite e banana”, conta.
Segundo Quicoli, a falta de manutenção da ponte contribuiu para a interdição da vicinal. “O pessoal da prefeitura vinha aqui e só passava massa asfáltica, mesmo com a ponte já cedendo. Nunca ninguém desceu para ver o estado real da ponte. Daí choveu e acabou caindo”, explica.
O comerciante Wilson Zanata dos Santos viu os ganhos desaparecerem com a interdição da via. “Eu tenho um restaurante na frente do portão da Nestlé e o fluxo de carros levava o pessoal para comer lá, já que os caminhoneiros passam por aqui. A minha renda mensal caiu quase 40%”, disse.
Um desvio próximo ao local serve como alternativa para chegar até as propriedades da região, mas a passagem é considerada precária pelos proprietários rurais. “Estamos sofrendo, a situação está um caos. Se chover, não dá para passar pelo desvio. Propomos a liberação de meia ponte, mas a prefeitura não aceitou”, reclama o produtor Sávio Mannarelli.
Durante a visita ao local, a vereadora Tieza criticou a demora do Executivo em consertar a ponte. “Os doze vereadores estão empenhados em encontrar uma alternativa para essa situação de insegurança e de prejuízo financeiro dos produtores rurais. A Prefeitura tem que tomar a frente. Não é possível que Araçatuba, sede de região administrativa, não tenha uma solução para uma ponte que caiu. É uma situação de calamidade pública que podia ter sido prevenida”, lamenta.
Requerimento
Na última segunda-feira (18/4), o Plenário aprovou um requerimento de informações, de autoria da vereadora Tieza, cobrando explicações da Prefeitura sobre o conserto da ponte. No documento, a parlamentar quer saber o custo da obra de recuperação da ponte e se há uma previsão para a liberação da via.