Joel Platibanda denuncia abandono do cemitério Recanto de Paz(Veja Vídeo)
Túmulos cobertos por nevoeiro. O cenário, tipicamente noturno, é constatado durante o dia no cemitério Recanto de Paz, no Jardim Rosele, em Araçatuba. O cheiro forte, sentido de longe, revela que não se trata de neblina, mas de fumaça, proveniente de queimadas. Folhas e galhos de árvores secos, que deveriam ser recolhidos e depositados em locais apropriados, são consumidos pelo fogo em meio aos jazigos.
Após receber reclamações de moradores e visitantes, o vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) esteve no local, na tarde da última terça-feira (20/04). Além das queimadas, túmulos parcialmente destruídos, pontos de entulho e lixo, terra e mato invadindo as vielas asfaltadas foi o que ele encontrou. "Isso aqui está uma vergonha. É um descaso com a população que paga seus impostos. O senhor prefeito precisa contratar mais funcionários para manter esse cemitério em ordem", recomendou o parlamentar.
A doméstica Vilma Crisóstomo da Costa, que há quatro anos realiza a limpeza de túmulos no Recanto de Paz, garantiu que há duas semanas a paisagem era ainda mais devastadora. "O cemitério estava muito sujo. Para ter acesso ao túmulo, eu precisava abrir caminho com as mãos, empurrando para os lados o mato e os carrapichos", contou. As folhas, galhos e capim secos amontoados entre os túmulos de fato revelam que o local foi limpo recentemente. "Só precisam conservá-lo assim", pediu a doméstica.
A situação precária do cemitério Recanto de Paz acarreta transtornos para quem mora nas redondezas. "Convivemos com baratas, ratazanas. Até escorpiões eu já achei na minha casa", revelou indignado o aposentado Celso Domingues da Silva, que há três anos mora ao lado do cemitério.
O muro que circunda o local foi refeito, mas aberturas em toda a sua extensão ainda não receberam portões, o que gera insegurança. "Já vi gente com carriolas cheias de vasos e flores saindo daí. Roubam tudo. Por isso, eu defendo que mantenham o muro todo fechado e apenas um portão principal", sugeriu o morador, que afirma não ter mais gosto nem de visitar o túmulo do filho. "Minha mulher é quem vai. Eu fico muito triste quando vejo que as flores que compramos com muito sacrifício não estão mais lá", disse.
Inaugurado em 1972, o cemitério Recanto de Paz tem aproximadamente 30 mil metros quadrados e cerca de 35 mil sepulturas. Ao todo, mais de 50 mil pessoas estão sepultadas no local.