Judoca mirim é homenageado com voto de aplauso pela Câmara
Aos sete anos de idade, o judoca Cauã Yuta Yokota Kiwada é exemplo de garoto prodígio. Somente neste mês, ele já conquistou três medalhas de ouro em campeonatos regionais. A trajetória precoce e promissora no judô levou o vereador Rivael Papinha (PSB) a homenagear o atleta mirim com um voto de aplauso. O requerimento foi aprovado durante o Grande Expediente da 8ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (24/03).
Apesar da pouca idade, Cauã é destaque na prática do esporte que mais gosta. Em 2013, ele disputou 26 campeonatos no Estado de São Paulo, conquistando 24 medalhas de ouro e uma de prata. No último dia 8 de março, foi campeão da categoria mirim ligeiro da 42ª Copa Budokan, disputada em Mogi das Cruzes com a participação de 1,4 mil lutadores de todo o Brasil.
Durante a 1ª Copa de Judô Dr. Valdomir Mandaliti, realizada no Sesi de Bauru nos dias 15 e 16 de março deste ano, ele voltou ao lugar mais alto do pódio por duas vezes: foi vencedor das categorias mirim ligeiro e infanto-juvenil superligeiro, lutando com judocas de até doze anos. Para Cauã, a disciplina é o segredo do sucesso. “Eu treino muito, bastante”, revelou.
Os treinamentos acontecem de segunda a sábado, na Academia de Judô Araçatuba, sob a supervisão do próprio pai, o sensei Marcelo Kiwada. Diariamente, o garoto permanece no tatame por cerca de três horas. Na quarta-feira (19/03), o vereador Rivael Papinha acompanhou um desses treinos e se surpreendeu com a disposição do pequeno esportista. “O Cauã é um menino diferenciado, competente, comprometido e focado naquilo que faz. Por isso, propomos esse voto de aplauso, para que a sua determinação sirva de exemplo a todas as crianças e jovens de Araçatuba”, declarou o parlamentar.
Cauã Yuta Yokoto Kiwada nasceu em Toyohashi, no Japão, em 25 de maio de 2006. Começou a lutar judô aos três anos de idade, incentivado pelo avô Koji Kiwada (o Kodão), pelos pais Marcelo e Regina Ayumi Kiwada, e pelos irmãos Caio e Camila. O próximo campeonato do qual participará será a Copa São Paulo de Judô, no final de março. O garoto pratica ainda jiu-jitsu e skate. “É um menino bem dedicado, não gosta de perder e sempre tenta se aprimorar”, resumiu o pai Marcelo Kiwada.