Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
07/11/2016
Legislativo araçatubense apoia campanha Novembro Azul

Depois da cor rosa predominar no mês de outubro para conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, chegou a vez de o azul colorir o mês de novembro para alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Trata-se da campanha Novembro Azul, que tem o apoio da Câmara Municipal de Araçatuba.

A adesão do Legislativo araçatubense ao movimento, que objetiva incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas, foi anunciada durante a 37ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (07/11).

“A Câmara Municipal de Araçatuba, cumprindo o seu papel social, apoia o Novembro Azul através da confecção de material educativo, da iluminação da sua fachada com a cor azul e da divulgação da campanha e de suas propostas nos seus meios de comunicação”, declarou a 1ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Tieza (PSDB).

Uma entrevista sobre o assunto com o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, o médico nefrologista Sergio Smolentzov, também foi exibida pela TV Câmara. Além da saúde integral do homem, tema da campanha deste ano, o especialista orientou sobre o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

“O câncer de próstata tem um caráter silencioso. Com o envelhecimento, aparecem sintomas urinários absolutamente normais, mas que podem esconder uma lesão grave e de consequências muito sérias. Descobrindo em fase adiantada, não há mais o que fazer. Descobrindo em fase inicial, é possível a cura”, informou o médico.

Exames de sangue e de toque retal são os meios de diagnóstico da doença. A recomendação é que os homens passem a procurar um médico urologista para a realização periódica dos exames preventivos a partir dos 50 anos. Já aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar a prevenção aos 40 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior