Localização e paralisação de obra preocupam vereadora Tieza
A construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Pedro Perri em uma área de difícil acesso preocupa a vereadora Tieza (PSDB). Convidada por moradores, a parlamentar visitou a obra na manhã da última terça-feira (26/05) e constatou outro problema: há mais de dois meses, nenhum funcionário trabalha no local.
Antiga reivindicação da comunidade da zona sul de Araçatuba, a UBS do Pedro Perri está sendo erguida próxima a uma área verde, na esquina das ruas Nege Cury e Sebastião Carvalho Rico. Nesse endereço, falta acessibilidade. Grandes buracos abertos por enxurradas tomam conta da frente do imóvel. Na lateral do prédio, a situação é ainda mais crítica. O mato alto e uma grande quantidade de entulhos deixam o trecho de terra praticamente intransitável.
De acordo com a presidente do bairro Pedro Perri, Sueli Rodrigues, o asfalto de cinco quarteirões da rua Sebastião Carvalho Rico e o posto de saúde permanecem apenas na promessa. “A rua é um lixo. As pessoas jogam lixo de raiva porque o prefeito prometeu o asfalto e o posto de saúde, mas até hoje nada. Esse posto de saúde faz dois meses e meio que está parado, sem verba, sem nada. É muito descaso”, disse a moradora.
Para a vereadora Tieza, a paralisação da obra merece a atenção do poder público. “Uma obra paralisada é muito ruim em vários aspectos, desde a segurança até a própria conservação da obra. Vai acabar ficando mais caro para dar continuidade”, ponderou a parlamentar.
Uma placa instalada no local informa que a UBS começou a ser construída em junho de 2013 e seria entregue em abril deste ano ao custo total de R$ 1,2 milhão. Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde com contrapartida do Município.
Tieza também comentou sobre a localização do imóvel. “Hoje, nas condições em que estão essas ruas, será preciso uma assistência integral. Elas vão precisar ser refeitas. A gente chega até aqui e tem que voltar. Não dá para passar. Fora que essa UBS está muito próxima de uma área pública totalmente abandonada, que tem servido apenas para juntar bicho e bicho que vem comer as porcarias que o povo joga aqui. Está uma sujeira”, alertou Tieza.
A vereadora se comprometeu a cobrar providências da administração municipal na tribuna da Câmara. “É uma situação que a Prefeitura vai ter que administrar muito bem porque com um posto de saúde num lugar assim é preciso ter cuidado. É por isso que viemos aqui: para chamar a atenção da administração com relação à obra e a sua localização”, completou.