Más condições do cemitério Recanto de Paz preocupam Edna Flor - (Veja Vídeo) -
A vereadora Edna Flor (PPS) deve apresentar, na próxima sessão ordinária do ano da Câmara, um requerimento de informações oficiais sobre a situação dos cemitérios municipais de Araçatuba. No documento a ser apresentado, a parlamentar irá questionar as más condições dos locais, principalmente as existentes no Recanto de Paz, situado no Jardim Rosele.
Segundo maior cemitério municipal da cidade, o Recanto de Paz apresenta inúmeros problemas. Um deles se relaciona à segurança. O muro que cerca o local possui entradas que permitem o acesso livre de qualquer pessoa aos túmulos.
A mesma estrutura que foi reformada e deveria proteger o cemitério está com buracos em vários pontos. Com aberturas no muro, a água das chuvas invade o cemitério e escorre entre os jazigos.
Para piorar a situação, o mato alto - seco e verde - toma conta de boa parte do espaço. Há túmulos quebrados, acúmulo de lixo e de entulho, além de água acumulada em recipientes e poças d'água.
Com quadro reduzido de funcionários - apenas cinco coveiros são responsáveis por cuidar de mais de 35 mil sepulturas-, o cemitério também tem problemas na sala de administração e nos banheiros, que são pequenos. Também falta um refeitório adequado.
Para a cozinheira Elizabete Aparecida Rocha, que acabava de participar do enterro de um tio na tarde de ontem, o cenário é constrangedor. "Não há cuidado com nada por aqui. O túmulo da minha mãe está cheio de mato e tem que cuidar. Fico revoltada", afirma.
Rocha conta que já presenciou episódios de constrangimento no local. "Visitava um túmulo quando vi um enterro parado. Não tinha onde enterrar a pessoa e foram duas horas para dar uma solução. Foi uma agonia", disse. O caso se relaciona com a suspensão da perpetuidade para novos sepultamentos nos cemitérios municipais, assunto que gerou debates na Câmara no ano passado. A vereadora Edna Flor já pediu explicações à Prefeitura sobre o tema.
O ajudante geral Valdecir Rocha da Silva lamenta as condições do local. "Está feio demais. Precisa haver maior dignidade, o município precisa tomar providências", explica.
Informatização
Edna também vai pedir informações sobre a aplicação da lei nº 5.922/2001, de autoria do então vereador Carlos Hernandes, que autoriza o Executivo a promover a informatização dos serviços de cemitérios municipais. O objetivo da norma seria facilitar o acesso a todas as informações sobre pessoas sepultadas nos cemitérios. Praticamente dez anos após a lei, as dificuldades persistem no município. O Recanto da Paz possui área de 30 mil metros quadrados.