Ministério Público inaugura sede em Araçatuba(Veja Vídeo)
A partir de fevereiro, deve começar a funcionar em Araçatuba a sede do Ministério Público (MP). O prédio próprio foi inaugurado no início da noite de ontem, 7/1, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, nº 1.261, no bairro Saudade. A Câmara teve como representantes a presidente da Casa, Edna Flor (PPS) e o vereador Dr. Nava (PSC).
Dezenas de autoridades participaram da solenidade inaugurativa, entre elas o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, o presidente da APMP (Associação Paulista do Ministério Público), Washington Epaminondas Medeiros Barra, o prefeito Cido Sério (PT), o promotor de Justiça de Araçatuba, Albino Ferragini.
O edifício tem 1,3 mil metros quadrados e abrigará as duas promotorias de Justiça locais - cível e criminal - que hoje funcionam nas dependências do Fórum da cidade. A construção tem dois pavimentos: na parte térrea, há oito gabinetes, 10 salas de apoio, cozinha e sanitários projetados para portadores de deficiência. Já no pavimento superior há sete gabinetes, 13 salas de apoio, auditório e sala da APMP.
Outra novidade é a instalação da Diretoria da Área Regional do Ministério Público - que engloba 15 comarcas e atende 47 municípios. A Diretoria, criada em 2002, deixará de ser vinculada a Presidente Prudente.
De acordo com o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, o prédio desapropriado em 2008 e agora sede do MP permitirá um melhor serviço à população. "A região é importante e a nova sede, mais que conforto aos servidores e promotores do MP, vai melhorar as condições de trabalho e serviços oferecidos", destacou.
Segundo a assessoria de imprensa do MP, 40 funcionários irão atuar no local, sendo 11 promotores e o restante estagiários e servidores. "A Diretoria Regional vai dar suporte administrativo e técnico às promotorias de uma determinada região. O propósito é dar este suporte, tendo em vista que havia essa carência", disse o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella.
A vereadora Edna Flor ressaltou a importância da sede do Ministério Público para aproximar a comunidade da Justiça. "Os promotores precisavam de um espaço à altura para desempenhar seus trabalhos com dignidade. Muitos esforços se somaram para se chegar à concretização deste ideal", afirmou a parlamentar.