Moradores criticam fluxo intenso na rua Anselmo Manarelli(Veja Vídeo)
O tráfego intenso de veículos de passeio, carga e transporte de pacientes nos dois sentidos da rua Anselmo Manarelli, no bairro Santana, em Araçatuba, tem sido alvo de críticas de moradores daquela região.
Atendendo a um convite da comunidade, o vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) percorreu ontem (16) toda a extensão da rua e constatou a sobrecarga do trânsito naquela via.
O fluxo intenso tem seu pico entre às 11h e 12h e se repete no final da tarde, quando os condutores utilizam a mesma via para se deslocar da região central à zona oeste, e vice-versa.
De acordo com os moradores, a situação poderia ser diferente se a rua Dona Ida, que tem passagem preferencial em razão de ali estar instalado o Pronto Socorro Municipal, estivesse com o asfalto em boas condições de tráfego. Contudo, isso não acontece.
A maioria dos quarteirões está tomada por buracos e pedras soltas espalhadas pela rua, que colocam em risco o transporte. Frequentemente, os carros são obrigados a invadir o sentido contrário da via para desviar das "crateras" e se arriscam em colisões frontais com outros veículos em situação oposta.
"Somos obrigados constantemente a encher os buracos com pedras e entulho para amenizar a situação, mas a solução dura pouco e os acidentes e quedas são frequentes", lamentou a dona de casa Marileide Ribeiro Leite, que mora naquela rua há pelo menos 50 anos.
Ela relatou que as freadas e quedas de veículos, a maioria motos, assustam a família toda.
A comerciante Íris Serafim, que mora na Dona Ida há 20 anos, reafirmou as críticas da vizinha e disse ainda que já acionou a administração municipal diversas vezes, desde outras gestões, porém nunca foi atendida.
"Uma rua de acesso rápido como a nossa, preferencial, permanece deserta em razão da falta de manutenção. É lamentável", reclamou a moradora.
Segundo ela, a recuperação asfáltica da Dona Ida desafogaria o trânsito na Anselmo Manarelli e assim daria melhores condições para ambulâncias e viaturas policiais - que necessitam de deslocamento rápido e seguro - circularem adequadamente.
Para o morador Washington Medeiros, que vive há 10 anos naquela região, o problema da rua não está restrito à falta de pavimentação. "Além do recapeamento, é necessária a instalação de sinalização de solo e área mais eficiente, a fim de evitar acidentes nos cruzamentos de outras ruas com a Dona Ida", explicou.
Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso