Moradores do Arco-Íris reivindicam melhorias para o bairro
Os moradores das Chácaras Arco-Íris cobram a atenção do poder público para os problemas de infraestrutura do bairro. Ruas sem asfalto, iluminação pública insuficiente, constantes vazamentos de esgoto e lixo de toda espécie jogado no local denunciam o abandono da região. Na manhã de ontem (31/08), o vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) visitou a comunidade e se comprometeu a ajudá-la.
A principal rua do bairro mais parece um lixão. Restos de construção civil, galhadas e lixo domiciliar margeiam toda a extensão da via. Andar pelo local exige muito jogo de cintura. "Quando chove, o prefeito esquece que o bairro existe. Não passa máquina. É só buraco. A única rua que temos é essa, que não tem quase saída. Jogam lixo para todo lado. É ferro, entulho, prego, não tem pneu que aguenta", reclamou o aposentado Nélson Liboni, morador das Chácaras Arco-Íris há 10 anos.
A poeira em tempos de seca, o mau cheiro resultante do acúmulo de tanta sujeira e a fumaça provocada pelas queimadas colocam em risco a saúde dos moradores. "Ficamos trancados em casa, pois mal conseguimos respirar", confessou o agricultor Ednílson Paulo Barbosa. "Outra também: esgoto jorra meses por aí. A Vigilância Sanitária vem aqui, pega no pé de criadores que têm tudo organizado, mas não faz nada com essa sujeira, que só traz moscas e insetos", completou o morador.
A iluminação pública do bairro é outra reclamação. "É muito ruim. Se queima uma lâmpada, demoram três meses para trocar. Ninguém sabe com quem a gente fala, porque um joga para o outro", disse Liboni.
Enfrentando muitas dificuldades, os moradores fazem coro por melhorias para o bairro. "Nós pedimos que o prefeito se lembre de que o Arco-Íris existe, de que aqui moram pagadores de impostos. Nós pagamos os impostos e temos o direito de receber benfeitorias", afirmou Liboni. "Reivindicamos pavimentação, iluminação pública e a retirada dos entulhos da rua principal", enumerou Barbosa.
Como porta-voz dos moradores, o vereador Joel de Melo Platibanda vai cobrar providências da administração municipal. "Vou fazer um requerimento, pedindo explicações ao senhor prefeito. Afinal, lixo está sendo jogado e queimado a céu aberto. Criaram a Secretaria do Meio Ambiente para quê? Para colocar cargos de confiança ou para resolver os problemas do meio ambiente em Araçatuba?", protestou o parlamentar.