Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/05/2013
Nove projetos receberam aprovação na 17ª sessão ordinária do ano

Os vereadores da Câmara Municipal de Araçatuba deliberaram onoze projetos durante os trabalhos da 17ª sessão ordinária do ano, realizada na noite desta segunda-feira (27/05). Dos 39 itens que constavam na Ordem do Dia para discussão e votação em plenário, nove foram aprovados, dois adiados e 28 não foram apreciados por falta de tempo regimental.

O primeiro item analisado pelos parlamentares foi um projeto de lei, de autoria do vereador Rosaldo de Oliveira (PV), que determina a publicação mensal em site oficial dos dados referentes às diárias utilizadas pelos servidores públicos e agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo do Município. A matéria foi aprovada por unanimidade com uma emenda, assinada pelo vereador Dr. Jaime (PTB), que estendeu a exigência às autarquias e fundações municipais.

"Nosso projeto busca oportunizar a transparência, na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal, e de garantir ao cidadão uma forma mais clara de fiscalização do dinheiro público", justificou o autor da propositura. Conforme o texto da matéria, a publicação deve conter o nome do requerente, o cargo ocupado, o itinerário, a data, o valor e a justificativa da viagem.

O vereador Rosaldo de Oliveira assinou outro projeto de lei aprovado em plenário. A matéria obriga as agências bancárias e postos de atendimento bancário do Município a instalarem pelo menos um caixa eletrônico adaptado às pessoas com deficiência.

Os estabelecimentos terão 180 dias, contados da publicação da norma, para promoverem as adequações necessárias. O descumprimento acarretará advertência e multa de R$ 4 mil a R$ 20 mil nas reincidências. Uma emenda aditiva, subscrita pela vereadora Edna Flor, garantiu que os recursos arrecadados com a aplicação dessa multa serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde para o fomento de programas voltados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O projeto de lei, apresentado pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), instituindo no calendário oficial de eventos da cidade a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, também foi aprovado por unanimidade. A data será comemorada anualmente na primeira semana do mês de agosto.

O plenário aceitou ainda outros três projetos de lei, todos de autoria do vereador Rosaldo de Oliveira, que instituem datas comemorativas. Dessa forma, foi autorizada a comemoração do Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana em 16 de maio, o Dia do Trabalhador da Manutenção e Execução de Áreas Verdes em 1º de fevereiro e o Dia do Comerciário em 30 de outubro.

De autoria das vereadoras Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS), o projeto de lei que modifica o Código de Posturas do Município para disciplinar a instalação de abrigos em pontos de ônibus foi outro que recebeu aprovação unânime do plenário. "Esse projeto visa garantir o mínimo possível de conforto e segurança aos passageiros do transporte coletivo do Município de Araçatuba", justificaram as autoras.

De acordo com a matéria, os pontos de ônibus deverão conter cobertura, banco, coletor de lixo e espaço reservado para cadeirantes. O projeto foi aprovado com uma emenda aditiva, proposta pelos vereadores Tieza e Rosaldo de Oliveira, que incluiu na lista de especificações um espaço para a instalação de placas informativas com os horários e itinerários dos ônibus de transporte coletivo.

Outra propositura aprovada na noite de segunda-feira foi apresentada pela vereadora Beatriz (PT). Trata-se de projeto de lei que denomina Jovita Maria da Silva a rua 9 do Conjunto Residencial Beatriz. A homenageada residiu por aproximadamente 30 anos no bairro São José, onde promoveu eventos para a comunidade. Faleceu aos 84 anos de idade, em 17 de dezembro de 2012.

SEGUNDA DISCUSSÃO -
Em segunda e última discussão e votação, os vereadores aprovaram - por sete votos favoráveis e quatro contrários - projeto de resolução que modifica o Regimento Interno da Câmara. A matéria, de iniciativa do vereador Professor Cláudio (PMN), aumenta de dez para quinze minutos a participação de cada vereador no Pequeno Expediente e de três para cinco minutos o tempo de discussão dos requerimentos de votos de aplauso, além de permitir apartes nas declarações de voto.

ADIADOS -
A pedido do vereador Cido Saraiva (PMDB), que estava ausente durante a Ordem do Dia, dois projetos de lei de sua autoria tiveram a apreciação adiada por uma sessão. Um deles obriga as escolas das redes pública e privada do Município a disponibilizarem no mínimo uma cadeira de rodas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A outra matéria adiada institui o Dia do Atleta com Deficiência Física em 22 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior