Oito requerimentos de informações são aprovados na 11ª sessão
Os vereadores da Câmara de Araçatuba aprovaram nesta segunda-feira (16 de abril), durante o Grande Expediente da 11ª sessão ordinária do ano, oito requerimentos de informações oficiais. Com o aval do Plenário, as correspondências serão encaminhadas à Prefeitura.
Requerimento de autoria do vereador Edval solicitou informações sobre a situação do Hospital Modelo. "Há mais de 30 anos esse 'elefante branco' não foi finalizado. Aguardamos que o Governo Estadual ajude nesta solução", disse o parlamentar.
A meta da Prefeitura de Araçatuba é fazer da construção um anexo do Fórum de Araçatuba. Para isso, um laudo estrutural do prédio foi solicitado pelo Executivo à Cetec (Centro de Tecnologia e Educação) de Lins. No requerimento assinado por Edval, o vereador solicita saber qual o motivo da Prefeitura ter assumido o compromisso de contratar empresa para elaborar o laudo estrutural do prédio, além de questionar se o Governo Estadual irá fazer o ressarcimento dos valores pela Prefeitura para tal serviço. Edval também pediu cópia do convênio existente entre o Estado e o Município.
Também é de autoria do vereador Edval pedido sobre a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Iporã. Segundo o parlamentar, a UBS foi fechada e teve parte de sua calçada isolada por faixas de sinalização, colocada pelo DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba).
Edval questiona o Executivo se a análise técnica do local já foi concluída. Caso não, o vereador questiona o prazo para sua conclusão. Também é questionado pelo vereador o prazo para a reforma da UBS do Iporã e se o município já solucionou os danos ocorridos em decorrência do vazamento de água nos imóveis de moradores vizinhos da UBS.
O vereador Joel Platibanda (PSDB) apresentou requerimento solicitando informações sobre recapeamento na rua Antônio Gomes do Amaral. O parlamentar solicita informações sobre o trecho pavimentado, data da obra e valor pago pela Prefeitura para as melhorias no local. Platibanda também solicitou informações do Executivo sobre a quantidade de madeira retirada do Restaurante Popular.
Quatro requerimentos de autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS) foram aprovados no Plenário. Um acidente ocorrido na Escola Municipal Selma Maria Trevelin de Jesus, no bairro Engenheiro Taveira, foi motivo de requerimento protocolado pelo parlamentar.
Afirmando que a Prefeitura de Araçatuba mantém contrato de R$ 11,5 milhões para reforma de prédios escolares, Arlindo questiona o Executivo sobre quanto foi pago especificamente para lavar o telhado da escola Selma Maria Trevelin de Jesus e quanto foi pago para trocar as telhas. O vereador também questiona o nome do funcionário responsável pela fiscalização de medição da obra para o pagamento da cobertura e lavagem do telhado da referida obra. Também foi questionado se o funcionário acidentado era registrado e se estava usando equipamento de segurança.
Arlindo Araújo também pediu informações sobre a aquisição de dez motos para reforçar a frota das secretarias de Segurança e Meio Ambiente. O parlamentar aponta, em seu requerimento, que a Prefeitura chegou a divulgar em seu site que faria compra dos veículos com objetivo de melhorar o patrulhamento da cidade, porém, no último dia 10 de abril, o Executivo voltou atrás e anunciou a suspensão do processo licitatório.
O parlamentar questiona o que levou a Prefeitura a cancelar o processo licitatório que estava em andamento para a compra de veículos, qual a frota de motos da Secretaria Municipal de Segurança e há quanto tempo a Prefeitura não adquire novos veículos.
O calçadão de Araçatuba também foi motivo de questionamento por parte de Arlindo Araújo. O vereador do PPS quer saber da atual administração quais as obrigações da Prefeitura de Araçatuba para manutenção no calçadão e o que pode ser feito no local para melhorias.
O último requerimento do vereador Arlindo Araújo diz respeito à UBS do bairro São Vicente. Segundo o parlamentar, para marcar consulta na UBS é preciso marcar antes um agendamento com agentes de saúde para depois marcar consulta com o médico. O vereador questiona por que só os agentes de saúde podem marcar consultas, por que o horário é tão restrito e por que os próprios funcionários da UBS não podem fazer o mesmo serviço.
Votos de aplauso
Os vereadores também aprovaram três requerimentos de votos de aplauso, dois de autoria do vereador Rivael Papinha (PSB) e um de autoria do vereador Edval Antônio dos Santos (PTB).
O primeiro aprovado foi o voto de aplauso ao atleta Vicente Laguardias, de 32 anos, que conquistou medalha de ouro no Campeonato Seletiva Estadual de Jiu-Jitsu, realizado recentemente em São Carlos. A homenagem foi proposta pelo vereador Papinha. Vicente Laguardias é integrante da equipe Saikoo-Raldman Requena e já foi campeão brasileiro, vice-campeão mundial, campeão de seletiva estadual, além de ter conquistado diversos títulos representando Araçatuba.
O segundo voto de aplauso aprovado, também de autoria de Papinha, foi ao professor Raldman Requena, da equipe Saikoo-Raldman Requena, responsável pelos atletas que participaram da Seletiva de Jiu-Jitsu. Na competição, a equipe de Araçatuba conquistou 44 medalhas, sendo 23 de ouro, 04 de prata e 17 de bronze.
O Coronel Benedito Roberto Meira, Comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), em Araçatuba, também recebeu voto de aplauso. O requerimento sugerindo a homenagem foi protocolado pelo vereador Edval Antônio dos Santos (PTB), que destacou os relevantes serviços prestados pelo militar ao município de Araçatuba e região. O Coronel Meira foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para ser o novo secretário-chefe da Casa Militar, em São Paulo.