Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
30/10/2014
Papinha visita a Casa do Artesão de Araçatuba

O vereador Rivael Papinha (PSB) visitou nesta quinta-feira (29/10) a Casa do Artesão de Araçatuba. O espaço funciona na Rua Oscar Rodrigues Alves, nº 25, no centro da cidade. Na sessão ordinária desta semana, a Câmara aprovou projeto de lei apresentado pelo vereador que declara de utilidade pública a Associação Casa do Artesão.

O local foi inaugurado pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) no final de dezembro de 2010 com a finalidade de dar oportunidades para a profissionalização de artistas locais. Atualmente, há 20 artesãos associados.

De acordo com o presidente da Casa do Artesão, Silas Ramos de Oliveira, os esforços para a criação da organização começaram na década de 80. “A gente vem batalhando nesse sentido desde 1982, em 86 a gente registrou uma associação na tentativa de conseguir um espaço próprio, o que levou muitos anos para conseguir. Entramos em parceria com a Acia, que permitiu a instalação completa nesse local. Agora nós estamos reivindicando dos órgãos públicos para que eles arrumem, como nas demais cidades, um espaço maior para trabalharmos e darmos cursos”, explicou.

Entre os objetos produzidos e expostos para venda estão bordados, brinquedos infantis, bonecos, bolsas, pinturas, arranjos para casa e itens feitos sob encomenda. “A gente trabalha com vários materiais e busca transformar coisas que não têm valor em algo que tenha valor. Estamos aqui para satisfazer o que o cliente quer”, ressalta o presidente da Casa do Artesão.

Na 35ª sessão ordinária do ano, o Plenário aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Rivael Papinha (PSB), que declara de utilidade pública a Associação da Casa do Artesão de Araçatuba, fundada em 2013 como entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos para promover e desenvolver o artesanato local. “Nós entendemos que, por meio dessa declaração de utilidade pública, a entidade poderá pleitear junto ao poder municipal parcerias, que hoje são inviáveis. Então, acredito que a partir da publicação dessa lei o município possa buscar uma ajuda”, disse Papinha.

Durante a visita à sede da Casa do Artesão, Rivael Papinha também destacou que irá acompanhar, junto aos órgãos públicos, a criação de um espaço maior para os artesãos desenvolverem as atividades. “Nós conhecemos as dificuldades para a entidade se manter e vamos buscar parcerias com o poder público e empresários. Precisamos de um local maior, que dê condições para a realização de um bom trabalho no município. O local vai ser um ponto turístico para o nosso município”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior