Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
08/02/2013
Pauta da 2ª sessão ordinária do ano traz 15 itens



Os vereadores da Câmara Municipal de Araçatuba se reúnem na próxima semana para discutir e votar uma moção de repúdio, três moções de apoio e onze projetos de resolução que constituem comissões especiais. Ao todo, 15 itens compõem a Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária do Ano, que será realizada na quarta-feira (13/02) devido ao Carnaval. A reunião começa às 19h e será transmitida pela TV Câmara (canal 96 do sistema Net de TV a cabo), pela TV Birigui (canal 19 em UHF), pela rádio Jovem Luz / Jovem Pan AM 1.110 kHz e pela web TV, disponível neste site.

Os dois primeiros itens da pauta são de autoria do vereador Professor Cláudio (PMN). Ele propõe a criação de duas comissões especiais de vereadores. A primeira será formada por três parlamentares para, em conjunto com o Executivo Municipal, estudarem a criação do 14º salário para os servidores públicos municipais da Educação e a alteração do padrão de vencimentos dos servidores que ocupam os cargos de Educador Adjunto de Creche e Educador Adjunto Infantil.

A outra comissão proposta por Cláudio tem o objetivo de pleitear, junto ao Executivo Municipal e ao Governo do Estado de São Paulo, uma área para a ampliação ou a construção de prédio para abrigar a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Araçatuba.

Outro projeto de resolução constante na pauta é assinado pelo vereador Cido Saraiva (PMDB), que propõe a constituição de uma comissão especial de dois vereadores para acompanhar a execução do Programa Minha Casa, Minha Vida no Município, desde a seleção dos beneficiários até a entrega das moradias.

A criação de outras quatro comissões especiais é um pedido da vereadora Edna Flor (PPS). A proposta é que sejam formados grupos de quatro parlamentares. Um deles terá a missão de verificar o cumprimento da legislação municipal referente à concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário à empresa Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba S/A). Outro grupo tem como objetivo verificar o cumprimento das legislações federal e municipal referentes ao transporte coletivo urbano de Araçatuba e acompanhar os serviços prestados pela TUA (Transporte Urbano Araçatuba) na cidade.

A terceira comissão solicitada por Edna Flor é para acompanhar, junto aos órgãos competentes, as providências para o credenciamento pelo Ministério da Saúde do Centro de Radioterapia da Santa Casa. Por fim, a parlamentar do PPS sugere a criação de uma comissão para verificar as atividades de operação, manutenção e monitoramento do aterro sanitário de Araçatuba.

O vereador Rivael Papinha (PPS) solicita a constituição de outras duas comissões especiais de vereadores. A primeira delas, formada por três parlamentares, objetiva acompanhar os trabalhos a serem desenvolvidos na área da saúde do Município em 2013 e 2014. A segunda comissão terá dois vereadores para acompanhar as obras de infraestrutura urbana a serem realizadas pela administração municipal no mesmo período.

A Ordem do Dia traz ainda dois projetos de resolução, que tratam da constituição de comissões especiais de três vereadores. A vereadora Beatriz (PT) é autora do projeto que cria comissão para acompanhar e apresentar propostas relacionadas ao Meio Ambiente, como a preparação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a instalação de aterros sanitários no Município. Já a vereadora Tieza (PSDB) propõe uma comissão para verificar as condições das pontes e estradas rurais de Araçatuba.

MOÇÕES - 
As três moções de apoio são de autoria do vereador Dr. Nava (PSD) e referem-se a projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados. A primeira delas declara apoio à aprovação do projeto de lei, proposto pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que assegura aos docentes da rede pública de ensino o direito à alimentação escolar, sem prejuízo do auxílio-alimentação ou de quaisquer outros benefícios com semelhante finalidade que possam perceber.

Outra moção apresentada pelo vereador do PSD apoia a aprovação dos projetos de lei, de autoria dos deputados federais Giovani Cherini (PDT-RS) e Weliton Prado (PT-MG), que proíbem a cobrança de sacolas biodegradáveis, de papel ou de qualquer outro material que não polua o meio ambiente para embalagem e transporte de produtos adquiridos em estabelecimentos comerciais.

Dr. Nava assina ainda moção de apoio à aprovação do projeto de lei, de autoria do deputado federal João Paulo Lima (PT-PB), que isenta associações sem fins lucrativos e organizações religiosas de pagarem emolumentos pela sua inscrição no registro civil de pessoas jurídicas.

A vereadora Tieza (PSDB) é autora da moção de repúdio que será apreciada pelos parlamentares na próxima sessão ordinária. A propositura repudia a fabricação e a venda de bebidas gaseificadas sem álcool destinadas às crianças e adolescentes em recipientes que imitam o formato dos tradicionais espumantes com álcool.

PEQUENO EXPEDIENTE - 
Os vereadores Professor Cláudio (PMN), Edna Flor (PPS), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Dr. Jaime (PTB) estão inscritos no Pequeno Expediente. Por isso, poderão ocupar a tribuna por 10 minutos cada para tratar de assuntos de livre escolha.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior