Pequeno Expediente: Professor Cláudio fala sobre educação
O vereador Cláudio Henrique da Silva (PMN), o Professor Cláudio, usou o Pequeno Expediente da última sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, realizada no dia 3 de fevereiro, para abordar temas relacionados ao Executivo. O parlamentar iniciou falando sobre educação. Ele citou os decretos publicados pelo prefeito no último dia 1º de fevereiro.
“São decretos importantíssimos para a educação municipal. O prefeito nomeou, em caráter efetivo, 22 professores, 61 agentes de desenvolvimento infantil [que atuarão em jornada de 40 horas semanais], 6 diretores, 1 professor de educação física e um professor de artes”, falou.
Em outro decreto, também citado pelo vereador na tribuna, a Prefeitura de Araçatuba publicou a contratação de 50 professores substitutos, que irão atuar no lugar daqueres que tiraram licença ou afastamento por até 2 anos. “São profissionais da própria secretaria municipal de Educação. São professores que pediram licença gestante ou licença saúde”.
Também foram nomeados 15 supervisores de ensino, em caráter temporário. “Temos no município o projeto de Mestrado e Doutorado, aprovado por esta Casa, e estes professores estão amparados legalmente para seus afastamentos. O prefeito Cido Sério nomeia todos estes profissionais e com isso vamos zerar o déficit de vagas em todas as creches da cidade”, falou o parlamentar.
Segundo Professor Cláudio, quatro creches serão inauguradas em breve em Araçatuba. “Com as novas creches e com as nomeações, estamos caminhando para o fim do déficit. Eu, o vereador Batata e a vereadora Beatriz estivemos reunidos com o secretário de Educação e com o prefeito Cido Sério para que fosse nomeado os profissionais do setor”, explicou.
“Quero fazer um pedido aos profissionais que não irão aceitar as vagas: que façam o quanto antes o documento informando a desistência. Quem não for assumir, que já procure a secretaria de Educação e assine o termo de desistência para que a prefeitura possa nomear outros profissionais e evitar que os alunos fiquem sem aulas”, pediu o vereador do PMN.
“Temos que resaltar que foi um trabalho desta Casa, foi a comissão da Educação desta Câmara que lutou por esse benefício. As novas escolas serão inauguradas com diretores nomeados. No Verde Parque tivemos um pequeno problema de atraso, pois a primeira empresa pediu falência. Após a parte burocrática, uma nova licitação foi feita e uma nova empresa já assumiu a obra, que está em andamento. Infelizmente foi a primeira escola a iniciar as obras e será a última a ser inaugurada. Mas isso em função do problema que deu na empresa”, disse.
Professor Cláudio disse que a comissão da Educação já pediu ao prefeito que troque as aproximadas 500 lousas das 64 escolas da rede municipal. “Agora é tudo moderno. O giz está acabando. Temos que oferecer um kit ao professor com canetas para utilização em quadros brancos. Esse pedido será enviado oficialmente ao prefeito Cido Sério. Se depender da comissão, vamos aposentar o giz”, brincou.
Segundo o parlamentar, são 15 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. “Reformas foram feitas nas escolas e estas obras atendem orientação do Ministério Público, que apontou falta de acessibilidade. Rampas e demais destalhes foram feitos para atender esse público. Podemos comparar com as escolas particulares. Parabéns ao Executivo. As escolas estão lindas”falou o vereador.