Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/02/2016
Plenário aprova "Outubro Rosa Pet" no município

A partir deste ano, Araçatuba terá em seu calendário de eventos uma semana dedicada à luta contra o câncer de mama em animais. Trata-se do “Outubro Rosa Pet”, que deverá ser realizado concomitantemente às ações do “Outubro Rosa”, movimento internacional de combate ao câncer de mama em humanos.

O projeto de lei, de autoria do vereador Rosaldo de Oliveira (Pros), foi aprovado por unanimidade em plenário durante a 1ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (1º/02). Para entrar em vigor, a norma depende agora da sanção do Poder Executivo e da publicação.

Para conscientizar a população sobre a doença, que atinge principalmente animais domésticos em idade avançada e que não foram castrados, deverão ser realizados eventos educativos, exames, divulgação nos meios de comunicação e outras ações que objetivem a redução dos índices de mortalidade.

Ativista da causa animal, o vereador Rosaldo de Oliveira falou sobre o assunto durante a discussão da matéria. “No mês da campanha do Outubro Rosa, as atenções estão voltadas para o câncer de mama em humanos. Mas o que muitos não sabem é que a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas”, explicou o parlamentar.

De acordo com números apresentados por Rosaldo, o tumor de mama em cadelas é três vezes mais incidente do que em mulheres. “Em cadelas não castradas, cerca de 52% dos tumores são mamários, sendo que metade desses são malignos. Em gatas, o tumor de mama é o terceiro tipo mais comum, sendo que 80% deles são malignos”, divulgou o vereador.

A castração precoce e a observação constante do animal são as principais formas de prevenção da doença. “Caso notem alguma alteração nas mamas do seu animal, procure imediatamente o médico veterinário, que poderá fazer uma melhor avaliação. Não espere o tumor crescer. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, orientou Rosaldo.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior