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15/06/2011 11:48:39
Plenário aprova requerimento sobre estrada de acesso ao assentamento Chico Mendes

As condições da estrada de acesso ao assentamento Chico Mendes foram um dos assuntos mais discutidos entre os vereadores durante o Grande Expediente da 19ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira, 13/6. No final dos debates, o requerimento de informações, de autoria da vereadora Edna Flor (PPS), foi aprovado pelo Plenário.

Na solicitação, que foi encaminhada ao Executivo, a parlamentar cobra informações sobre o estado de conservação da estrada rural que dá acesso à Fazenda Aracanguá, onde vivem os assentados. Na primeira pergunta do documento, Edna quer saber de quem é a competência para conservar a estrada.

A vereadora também quer saber que providências foram tomadas para solucionar as dificuldades enfrentadas pelas famílias com o transporte escolar de crianças e o atendimento à saúde. Segundo o documento, um convênio entre o município e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) previa o atendimento dos assentados nas áreas da saúde e educação. "Precisamos saber de quem é a competência para o acesso ao local", destacou Edna Flor.

Durante a discussão do requerimento, a vereadora Tieza (PSDB) relatou que, em visita aos três assentamentos existentes no município - Hugo Herédia, Araçá e Chico Mendes -, constatou as más condições das estradas vicinais. "Eu fiquei assustada com a situação e falta de manutenção das estradas. Encontramos até um ônibus escolar caído dentro de um buraco", contou.

De acordo com a parlamentar, o convênio firmado entre a Prefeitura e o Incra - de R$ 1 milhão - incluía a recuperação da estrada que chega ao assentamento. Tieza cobrou a necessidade de haver maior diálogo entre a prefeitura e o governo estadual para solucionar os problemas. "A prefeitura não tem um plano de manutenção das estradas rurais. O governo do estado faz as melhorias e as estradas vão se deteriorando. Precisa haver uma reunião para ser discutido um plano de recuperação. Tenho conversado com a secretaria da Agricultura e é possível que se consiga o Melhor Caminho [programa do governo estadual de recuperação de estradas rurais] e o anel viário rural, que irá facilitar o acesso aos assentamentos e dar maior segurança aos moradores", disse.

O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) citou várias cidades do estado que tiveram vicinais recuperadas. "Guararapes tem 99% das estradas no Melhor Caminho e aqui em Araçatuba temos mais de 600 quilômetros de estradas vicinais para serem pavimentadas. Marília e Presidente Prudente também conseguiram verbas e tiveram melhorias. Precisamos saber o que o Incra liberou e o que os governos estadual e municipal estão fazendo", afirmou.

Os vereadores Joaquim da Santa Casa (PDT), Prof. Cláudio (PMN) e Profª Durvalina (PT) destacaram que o prefeito municipal Cido Sério (PT) está tomando as providências para melhorar as condições da estrada que leva ao assentamento. "O Executivo alugou as máquinas e já adotou medidas. A Fazenda Aracanguá é muito extensa e estava com problemas de tráfego por causa das chuvas. Agora já está tudo normal", disse Prof. Cláudio. "Já estive umas 20 vezes no assentamento e vejo que a administração tem dado toda a atenção. A situação já foi contornada e o convênio tratava da construção das escolas", citou Profª Durvalina. 

O vereador Joel Platibanda (PMN), porém, fez várias críticas às condições do assentamento. "Percebo as dificuldades para se chegar ao local, não dá para se deslocar. É vergonhoso, uma falta de respeito muito grande com a população", assinalou.

Ao debater o requerimento, o vereador Dr. Nava (PSC) comentou sobre as obras de recuperação realizadas na estrada vicinal Jocelyn Gottardi. "O asfalto durou muito tempo até o início da passagem de caminhões de cana pelo local", disse.

O parlamentar ressaltou que já encaminhou ofícios ao Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) com perguntas sobre o peso máximo permitido para os veículos canavieiros. "Queria saber se é possível colocar placas indicando a capacidade máxima permitida para os veículos. É preciso fiscalizar o fluxo desses caminhões, pois somos a segunda maior região do estado em produção de cana e, se não tomarmos cuidado, não teremos mais vicinais".

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
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