Notícias
06/02/2013
População discute aterro sanitário em audiência
População discute aterro sanitário em audiência
A população de Araçatuba terá mais uma oportunidade para debater a possível instalação no Município de um CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), também chamado de aterro sanitário. A Câmara Municipal de Araçatuba promove nesta quarta-feira (06/02), a partir das 19h30, audiência pública sobre o assunto. A realização do encontro atende a um pedido do vereador Rosaldo de Oliveira (PV). Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a discussão pela TV Câmara (canal 96 do sistema Net de TV a cabo) ou pela web TV, disponível neste site.
Esse será o segundo evento promovido pela Câmara neste ano para debater as implicações da possível construção do empreendimento em uma área do bairro rural da Prata. Em 21 de janeiro, por solicitação de proprietários rurais daquela região da cidade, foi realizada uma reunião pública com membros da comunidade, vereadores e representantes do Executivo. Diferente daquele encontro, a audiência pública desta quarta-feira seguirá regras previstas no Regimento Interno da Casa.
Os trabalhos serão conduzidos pela Comissão de Assuntos Econômicos e Sociais, formada pelos vereadores Professor Cláudio (PMN), Tieza (PSDB) e Cido Saraiva (PMDB). Antes da participação popular, o presidente da Casa, vereador Dr. Jaime (PTB), e o autor do pedido de audiência pública, vereador Rosaldo de Oliveira (PV), farão suas considerações. Em seguida, representantes do Grupo Estre, empresa responsável pelo CGR, e da Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental) terão 15 minutos cada um para esclarecimentos técnicos sobre o projeto.
A partir de então, o público presente poderá fazer perguntas ou opinar sobre o assunto. Cada pessoa interessada poderá se manifestar em até dois minutos ou por escrito. As respostas necessárias deverão ser dadas em até três minutos. Tudo o que for discutido no encontro será analisado e encaminhado pela Comissão de Assuntos Econômicos e Sociais.
"O nosso objetivo é fazer com que a comunidade participe e a Câmara tenha condições e subsídios para votar (os projetos que tramitam na Casa), sabendo qual é o interesse da sociedade", ressaltou Rosaldo de Oliveira. "Queremos discutir com muita propriedade essa questão", completou.
Foram convidados para a audiência pública produtores rurais, profissionais ligados ao setor agrícola, entidades de classe, a Promotoria do Meio Ambiente, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da empresa Estre e de órgãos técnicos, como a Cetesb.
CGR DE ARAÇATUBA -
O projeto de instalação de um centro de gerenciamento de resíduos sólidos no Município está em processo de licenciamento ambiental. Para abrigar o empreendimento, o Grupo Estre já comprou uma área de 73 hectares, localizada na estrada vicinal Arlindo Casassola, no bairro rural da Prata, distante 16 quilômetros do centro urbano de Araçatuba. O aterro sanitário terá capacidade para receber resíduos domiciliares, hospitalares e da construção civil não só de Araçatuba, mas também de 31 cidades da região e até mesmo de outros Estados.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: