Prefeitura é autorizada a contratar financiamento de banco
Os vereadores de Araçatuba aprovaram, em discussão única, durante a sétima sessão ordinária do ano, projeto de lei do Executivo municipal que o autoriza a contratar financiamento do Banco do Brasil, até o limite de R$ 3 milhões, para adquirir máquinas e equipamentos do Programa de Intervenções Viárias - Provias.
Para o vereador Rivael Papinha (PSB) - que integra comissão especial de infraestrutura urbana - ao lado do colega Olair Bosco (PP), os recursos serão importantes para o município amenizar a precariedade do asfalto e adquirir equipamentos visando à manutenção de ruas e avenidas.
Ele citou preliminarmente a aquisição de vibroacabora e rolo compressor para melhorar a qualidade dos serviços de recuperação asfáltica, como os serviços de tapa-buraco e recapeamento.
"Os funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos fazem milagre com as ferramentas que têm em mãos. Com a vinda desses recursos (R$ 3 milhões), esses trabalhadores terão condições melhores para executar os serviços, o que deixará a população satisfeita", afirmou.
Olair Bosco afirmou que a autorização para contratar o financiamento atende a uma reivindicação histórica de melhoria de infraestrutura viária da cidade.
"Entretanto, com esse recurso disponível, é preciso atenção à escolha e aquisição dos equipamentos, principalmente no caso daqueles utilizados nos serviços de revitalização do asfalto", alertou.
Conhecido pelas críticas à administração do prefeito Cido Sério (PT), o vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) afirmou acreditar que o município se tornará um "pátio de obras", em razão da disponibilidade de recursos advindo do financiamento entre a Prefeitura e o Banco do Brasil.
"Agora sim, a prefeitura depois de tanto estudar e planejar, terá condições de fazer a recuperação das ruas e avenidas que tantas pessoas esperam", afirmou.
Para o vereador Edval Antônio dos Santos (PP), os recursos para equipar a Secretaria de Obras ajuda a amenizar a precariedade das vias públicas, mas não resolve o déficit de recuperação asfáltica.
"Precisaríamos de recursos financeiros federais e estaduais para atender a demanda de revitalização asfáltica da cidade. Vibroacabadora e rolo compressor não bastam, precisamos de caminhões e outras máquinas para atender inicialmente cinco avenidas e nove bairros sem pavimentação", afirmou.