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10/04/2013
Pregão gera economia para cofres da Câmara

O pregão é uma das seis modalidades de licitação utilizadas no Brasil, considerada como um aperfeiçoamento do regime de licitações para a administração pública. A Câmara de Araçatuba, desde o início do ano, já realizou quatro pregões presenciais para adquirir materiais que serão utilizados pelos gabinetes e pelos setores administrativos da Casa no primeiro quadrimestre do ano e conseguiu gerar economia. Foram licitados materias de escritório, limpeza, higiene e alimentos.

A modalidade possibilita o incremento da competitividade e ampliação das oportunidades de participação nas licitações por parte dos licitantes que são pessoas jurídicas ou físicas interessadas em vender bens ou serviços. A princípio é feita uma pesquisa para conhecer o valor de mercado de cada item, buscando o preço médio. As empresas tomam conhecimento dos processos pelos meios de comunicação (jornal e internet). "Definido dia e horário em que a sessão pública do pregão será realizada, publica-se o extrato do edital em jornal e um completo no site da Câmara, a fim de tornar pública a realização do pregão e dar ciência aos interessados em participar", disse o assistente legislativo, Vinícius Eduardo Hakme, um dos organizadores do trabalho.

O processo de realização do pregão é feito na Câmara pela Área de Compras, que faz parte do Departamento de Finanças e Orçamento, e a pessoa responsável por conduzir a sessão pública do pregão tem o nome de pregoeiro. "Em lances sucessivos, as empresas apresentam suas propostas em ordem decrescente, no chamado "quem dá menos". Desta forma, a Administração Pública, que está comprando, consegue economizar, o que significa o bom uso do dinheiro público", explicou Alcides Evangelhista, que trabalha no setor.

Segundo dados apresentados pela Área de Compras, a Câmara adquiriu 42 itens diferentes de material de escritório. A previsão de gasto estimado com a pesquisa de mercado era de R$ 26.660,23, gastou-se R$17.644,56 e a economia foi de R$ 9.015,67. No caso das resmas de papel sulfite, por exemplo, a unidade estava cotada em R$ 13,06 e foi adquirida por R$ 10,60. Com as 630 resmas compradas a economia foi de R$ 1.549,80.

No pregão de materiais de limpeza foram elencados 25 produtos e comprados 24. Destes, a despesa estimada era de R$ 10.346,20, foram gastos R$ 5.782,99, gerando uma economia de R$ 4.563,21. A caixa do copo plástico, que estava cotada a princípio em R$ 71,20, foi adquirida por R$ 39,70. O valor estimado de gasto total com o produto era de R$ R$1.424,00, gastou-se R$ 794,00 e a economia alcançada foi de R$ 630,00 neste item.

Também foram adquidos gêneros alimentícios. O quilo do café, estimado em R$13,60, foi adquirido por R$8,78. Neste tipo de produto é realizado contrato de fornecimento por um período de 12 meses. A previsão de consumo para o período é de 648 quilos e a estimativa de gasto era de R$ 8.812,80. Com o pregão, isso diminuiu para R$ 5.689,44.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello / Foto: Angelo Cardoso
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