Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
07/02/2014
Presidente da Câmara destaca o Dia Nacional do Gráfico

 O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, lembrou hoje do Dia do Gráfico, comemorado no Brasil dia 7 de fevereiro. “Imagine um mundo sem livros. Imagine seu filho indo na escola e não tendo cadernos. O gráfico trabalha com impressão de materiais de todos os tipos, além de produzir artigos de cartonagem e papelaria, entre eles livros, convites, notas fiscais, jornais, revistas, entre outros”, falou o vereador.

O dia nacional do gráfico surgiu a partir de um movimento desses profissionais, realizado em São Paulo, em 7 de fevereiro de 1923. A paralisação reivindicava aumento salarial e melhores condições de trabalho.

O sucesso do protesto foi tão grande que a partir daí foi criado o sindicato da classe gráfica, a União dos Trabalhadores Gráficos, tendo como presidente João da Costa Pimenta, linotipista.

“Apesar das novas tecnologias, o gráfico nunca deixará de existir. É um profissional extremamente importante no cotidiano das pessoas. Está, diretamente, ligado a comunicação das pessoas. A pessoa que lê o jornal só o faz em função do trabalho do gráfico”, disse o presidente do Sindicato dos Gráficos de Araçatuba e região, José Aparecido de Lima, o Leitoa.

O proprietário da Gráfica Cruzeiro do Sul, Marco Antônio Lúcio do Carmo, trabalha há 37 anos como gráfico. “Antigamente o trabalho do gráfico tinha uma função artesenal. Próximo de 1990 houve uma revolução gigantesca e podemos dizer que o trabalho passou a ser industrial”, comentou.

Para Carmo, o gráfico é o responsável por levar ao impresso o que está na mente da pessoa. “O cliente tem uma ideia e essa ideia vai para o papel, ou para o impresso que ele deseja desenvolver. Cada gráfico tem uma técnica de trabalhar e com a modernidade de hoje é tudo mais rápido. Mais vale lembrar que as técnicas aprendidas no passado ainda são usadas hoje”, frisou.

“Parabéns aos gráficos. É, também, dever do legislativo destacar esse importante profissional da comunicação”, falou o vereador Dr. Jaime.

Dado histórico – O alemão Johan Gutemberg (1400-1468) foi o grande responsável pela criação desse tipo de trabalho, feito através de tipos metálicos (letras em alto relevo) e tinta. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno.

Ele teve um papel fundalmental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.

Gutenberg foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis – em 1439 – e o inventor global da prensa móvel. A partir desses materiais e de uma técnica que permitia imprimir cerca de trezentas páginas por dia, Johan Gutemberg fez a primeira impressão da Bíblia Sagrada.

 

 

Fonte: Tiago Contador [Assessoria de Comunicação da Câmara] // Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior