Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/02/2013
Presidente da Câmara participa de encontro na ACIA [Veja Vídeo]

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), participou de um encontro na Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (ACIA), que reuniu 15 empresários para debater com o parlamentar a possível instalação de um Centro de Gerenciamento de Resíduos (também chamado de um segundo aterro sanitário do município).

Isso porque o grupo Estre, empresa que comprou uma área localizada no bairro rural da Prata, aguarda licenciamento ambiental para a instalação da central em Araçatuba, o que não agrada produtores rurais e empresários que estiveram reunidos na entidade na manhã da última sexta-feira (22/2).

A Câmara Municipal já realizou (no último dia 6) Audiência Pública para ouvir a população - e também os representantes da empresa - sobre a possível instalação do centro no município. Para Dr. Jaime, Araçatuba necessita ampliar o seu aterro e a administração não tem recursos para isso sozinha.

"No encontro colhi informações importantes dos empresários que são contrários ao aterro do grupo que comprou área na Prata. Defendo que a cidade tenha um outro aterro, regional, para não ter problemas no futuro. É uma questão de racionalidade", frisou o vereador.

Segundo Dr. Jaime, por conta das legislações ambientais vigentes no país, União e Estado são proibidos de repassar recursos para empreendimento que não seja para recebimento regional de resíduos", salientou. Para ele, o encontro foi produtivo. "Vou analisar toda a documentação que recebi dos presentes", disse.

Para o presidente da ACIA, Wilson Marinho, os presentes no encontro apresentaram ao presidente da Câmara suas razões para rejeitar o aterro do Grupo Estre Ambiental. "Temos a consciência de que Araçatuba precisa de um novo aterro, ou ampliar o já existente, porém este projeto, deste grupo, não atende às necessidades ambientais necessárias. É uma bomba relógio que estarão colocando dentro de nosso solo", falou Marinho à Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Gelsino Augusto da Silva, chegou a chorar na reunião. "Só quem nasceu e viveu (e vive) ali no bairro da Prata vai entender esse sentimento. O que mostramos ao senhor (Dr. Jaime) é que este projeto não é bom para o nosso município. Que outro seja estudado, discutido e aí poderemos seguir com essa proposta", disse ele na reunião.

Os presentes estiveram na sede da ACIA das 9h às 11h30. "Acredito que os que estiveram presentes na reunião ficaram convencidos de que Araçatuba precisa construir um novo aterro sanitário. Se somos sede regional, não temos que fugir deste compromisso de receber os resíduos de nossa região", destacou Dr. Jaime.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: