Profª Durvalina vai apresentar requerimento sobre os CRAS(Veja Vídeo)
A vereadora Profª Durvalina (PT) deve apresentar, na próxima sessão ordinária do Legislativo, um requerimento de informações oficiais sobre os atendimentos e a operacionalidade dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba. Se aprovado pelos vereadores, o ofício será encaminhado à Prefeitura.
Atualmente, o município conta com quatro unidades dos CRAS: Umuarama, São José, Juçara e Rosele. Enquanto as duas primeiras unidades são as mais antigas e foram reestruturadas no atual governo, os centros dos bairros Juçara e Rosele começaram a funcionar no ano passado.
O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa funciona como porta de entrada do cidadão à rede de proteção social e busca reduzir as desigualdades sociais. As unidades contam com equipes formadas por vários profissionais, como assistentes sociais, coordenadores, psicólogos e fisioterapeutas.
As principais ações de inclusão sócio-familiar são: acolhida e recepção, oficinas de geração de renda, atendimentos individuais e encaminhamentos, entre outros.
O CRAS do Umuarama abrange 15 bairros e possui dois pontos de apoio. Na última quarta-feira, 27/10, cerca de 80 famílias do entorno do bairro acompanharam palestras sobre violência doméstica e qualidade de vida. Também tiveram momentos de descontração, com técnicas de relaxamento. Em seguida, houve a distribuição de verduras e legumes às famílias cadastradas.
Segundo Franciane Alonso Cano, assistente social e coordenadora do CRAS Umuarama, as ações contribuem para melhorar as condições de vida da comunidade. "Nós trabalhamos muito com a questão da emancipação, para que as pessoas tenham autonomia como cidadãs", explica.
Dona Lindinalva Ferreira Murai, que recebe alimentos semanalmente na unidade do Umuarama, ressalta a importância da ação. "Para a gente que está tendo dificuldade é muito bom", diz.
A coordenadora geral dos CRAS de Araçatuba, Márcia Lavoyer, afirma que o trabalho de atenção e inserção social traz vários resultados positivos. "A gente procura trabalhar os vínculos familiares e comunitários e isso tem sido fundamental. Muitos atendidos estão encontrando formas de geração de renda", avalia.