Professor é homenageado por desenvolver projeto de saúde
Por iniciativa da vereadora Durvalina Garcia (PT), a Câmara homenageou com Voto de Aplauso, durante os trabalhos da 32ª sessão ordinária do ano, o professor Dr. Luiz Gustavo Ferraz Lima, do Unisalesiano de Araçatuba. Lima é criador e coordenador de um projeto que tem como objetivo avaliar associação entre os índices de parasitoses e o rendimento escolar dos estudantes das escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba.
Denominado Enteroparasitoses e Rendimento Escolar em crianças do ensino fundamental de Escola Pública Municipal de Araçatuba, o projeto teve início em 2010 e tem previsão para se estender por quatro anos. A iniciativa proporciona aos alunos do curso de enfermagem do Unisalesiano prática científica, prestação de serviço à comunidade e contato direto com a realidade da atividade profissional em estudo.
As ações são desenvolvidas em três etapas: a primeira com a realização de campanhas educacionais para a comunidade escolar, depois o diagnóstico clínico e por fim o tratamento das parasitoses antes mesmo do surgimento de sintomas e de suas possíveis conseqüências para o rendimento e qualidade de vida das crianças.
Desenvolvido por meio de uma parceria interinstitucional entre o Unisalesiano e a Prefeitura, com ações das secretarias de Educação e Saúde municipais, o projeto já chegou a 23 escolas. No universo de oito mil alunos que frequentam o ensino fundamental da rede, cerca de sete mil já participaram de palestras educativas e destes 39% realizaram exames. No total de 2.846 investigações, aproximadamente 22% delas apresentaram algum tipo de parasita.
O professor Luiz explica que após o diagnóstico positivo os laudos dos exames são encaminhados aos pais dos alunos e à Secretaria de Saúde que os redistribui aos Postos de Saúde para que o tratamento adequado chegue até às crianças gratuitamente.
A vereadora Durvalina Garcia destacou a importância da iniciativa para a comunidade e elogiou a preocupação e disponibilidade do professor em contribuir para educação e saúde das crianças do município. "Criança saudável aprende mais e é mais feliz", comentou.
Ao final, o professor fez um apelo aos pais das crianças que são objeto do projeto para que acreditem na iniciativa e participem. "Há ainda resistência para a entrega do material para a análise. É bom lembrar que a parasitose não cuidada pode desencadear sofrimento, desenvolver doenças e levar até a morte. Nosso objetivo principal é ajudar a comunidade", finalizou.