Projeto de raciocínio lógico recebe voto de aplauso
Uma vez por semana, cerca de 50 alunos da EMEB Joaquim Dibo de Araçatuba visitam o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de Birigui. Eles participam do projeto “Raciocínio lógico no ensino fundamental”, que tem como objetivo colocar os estudantes em contato com a programação de computadores. A iniciativa recebeu um voto de aplauso, de autoria da vereadora Beatriz (REDE), aprovado durante a 37ª sessão ordinária.
O projeto começou em 2015 nas EMEBs Joaquim Dibo, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, Egles Gabas de Carvalho e Prof. Mário de Moura, atendendo 450 alunos, por meio de parceria entre o Instituto Federal de Birigui e a secretaria municipal de Educação de Araçatuba. Neste ano, os 50 alunos participantes são levados até Birigui para participar da atividade complementar, que tem uma hora de duração.
“Nós trabalhamos o raciocínio lógico a partir de um software, colocando o aluno em contato com a programação de computadores de forma lúdica. Essa atividade mostra a lateralidade, a movimentação de um determinado personagem e noções de repetições, concluindo com o aluno escrevendo uma pequena história ou jogo com os comandos”,explica a professora Helen de Freitas Santos, coordenadora do projeto “Raciocínio lógico no ensino fundamental”.
O ensino da linguagem da programação caiu no gosto dos alunos. A estudante Juliana Nascimento Souto, de 11 anos, aprovou o projeto. “É um projeto bem legal porque a gente aprende brincando. Quando eu comecei a participar, eu não sabia fazer muita coisa com o computador e foi muito divertido”, conta.
Andreza Patrícia dos Santos, mãe de aluno atendido pelo projeto, conta que notou avanços no comportamento do filho após a participação nas atividades. “Meu filho mudou muito. Ele não prestava muita atenção na aula e agora está bem adiantado na escola, aprendendo mais”, diz.
A autora do requerimento de voto de aplauso, vereadora Beatriz (REDE), elogiou a iniciativa. “É esplêndida essa parceria. Não é por acaso que a EMEB Joaquim Dibo teve nota 7 no IDEB, acima da média nacional. Essa parceria prepara as crianças para o futuro”, ressaltou.