Projeto oferece tatuagem reparadora gratuita a mulheres mastectomizadas
Mulheres que retiraram toda ou parte da mama na rede pública de Saúde podem reconstruir a auréola mamilar ou cobrir cicatrizes com tatuagem artística gratuitamente. Trata-se do projeto “Tatuagem é vida”, desenvolvido pela tatuadora Dee Hayashi, que recebeu um voto de aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba.
A homenagem foi proposta pela vereadora Beatriz (Rede) e aprovada por unanimidade na 33ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (10/10). “Enquanto há pessoas que só pensam no próprio umbigo, outras pensam no próximo. Por isso, como integrantes do poder público, precisamos aplaudir e divulgar iniciativas como esta”, discursou a autora do requerimento.
A ideia surgiu em 2014. “Eu sou tatuadora há quase cinco anos. Um dia, em casa, eu vi uma matéria no Fantástico sobre um tatuador que fazia esse trabalho com mulheres mastectomizadas. Achei superinteressante e comecei a estudar. Neste ano, consegui colocar o projeto em prática”, conta a tatuadora homenageada.
Para participar do projeto “Tatuagem é vida”, é necessária a autorização do médico que realizou o tratamento contra o câncer de mama e uma declaração de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O estúdio da tatuadora Dee Hayashi fica na rua Anita Garibaldi, 13, no Centro de Araçatuba. Informações e agendamentos pelo telefone (18) 3621-7346.