Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
14/09/2017
Requerimento de repúdio ao "distritão" e fundo eleitoral é retirado

Um requerimento de repúdio às propostas de criação do “distritão” e do fundo eleitoral gerou discussões durante o Grande Expediente da 27ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (11/9). A proposição, de autoria do vereador Lucas Zanatta (PV), acabou sendo retirada a pedido do proponente.

No documento, o parlamentar mostrou ser contrário às matérias, que tramitam no Congresso Nacional. Pela proposta do “distritão”, cada Estado ou município será transformado em um distrito eleitoral e serão eleitos os deputados mais votados dentro de cada um dos distritos.

Para o autor do requerimento, a aprovação das propostas irá encarecer as campanhas individuais e somente os candidatos mais conhecidos conseguirão se eleger, criando dificuldades para o surgimento de novos nomes na política. “Não faz sentido a existência desses dois projetos. Deveria ser um sistema de distritão misto, o que daria muito mais representatividade política. Já o financiamento público é um absurdo”, destacou.

OPINIÕES
Os vereadores Professor Cláudio (PMN) e Arlindo Araújo (PPS) se manifestaram contrários à criação do fundo público, mas favoráveis ao chamado “distritão”. “Acho que deveria ter feito dois requerimentos porque são assuntos diferentes. Sou favorável à representatividade popular, que aquele que tem mais votos ganhe a eleição”, disse Professor Cláudio.

“Sou totalmente contrário ao financiamento público de campanha porque acho que quem vai ser candidato deve usar os seus próprios recursos. O distritão não é ideal, deveria ser misto, mas entre o sistema em vigência, que é injusto, concordo que o distritão seria melhor porque nesse atual a população não entende e no final das eleições está sempre chateada porque não consegue entender depois quem foi eleito”, disse Arlindo Araújo.

O vereador Dr. Almir (PSDB) também comentou o assunto, citando como é o sistema em outros países. “O distritão tende a diminuir a representatividade e foi adotado na Jordânia e no Afeganistão. É totalmente não utilizado no mundo. Sou totalmente contrário ao sistema de distritão”, afirmou.

No final da discussão, o vereador Lucas Zanatta retirou o requerimento de repúdio. O parlamentar elogiou o debate do Plenário e afirmou que irá apresentar os temas em requerimentos separados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior