Requerimento questiona situação dos animais do zoológico municipal
A situação dos animais do zoológico municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, que atualmente está com a reforma em atraso, é tema de um requerimento de informações encaminhado ao Executivo neste mês de julho. De autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS), o documento foi enviado ao prefeito com base no artigo 116 do Regimento Interno da Câmara, instrumento por meio do qual a solicitação é encaminhada pela presidência do Legislativo sem a necessidade de passar pelo Plenário.
No documento, o vereador pede ao Executivo a relação de animais mantidos no zoológico e a quantidade de refeição diária recebida. O parlamentar também quer saber quantos funcionários atuam no zoológico e quantos profissionais cuidam dos animais. Desde que as obras de revitalização do local começaram, em 26 de março do ano passado, o local está fechado para a visitação pública.
De acordo com informações da prefeitura de Araçatuba, os investimentos são de R$ 1,25 milhão. A equipe da TV Câmara constatou que a sede administrativa, que continha problemas de infiltração, foi reformada, com a substituição do telhado, estrutura e forro. Os banheiros masculino e feminino também estão prontos.
As demais obras estão em andamento. Conforme a ordem de serviço emitida pela prefeitura, ocorrerão reformas dos recintos dos grandes e pequenos mamíferos, a revisão da instalação elétrica do pátio, a construção de novos recintos para grandes felinos e a instalação de equipamentos de ginástica.
Segundo o biólogo do zoológico Alexandre Costa Monteiro, o atual setor dos felinos, que atualmente possui espaço reduzido, será ocupado pelos pequenos mamíferos após a reforma. De acordo com ele, a alimentação dos animais e os cuidados veterinários estão regulares. "A dificuldade que temos é a área pequena que os animais ficam, mas com os novos recintos vai melhorar o espaço e haverá maior conforto. Não vai mais ter essa cara de jaula, mas de recinto mesmo", disse.
Questionado sobre a situação do local, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação Éderson da Silva destacou que a umidade do terreno tem sido uma das principais razões para a extensão do prazo de conclusão das obras. "É uma obra complexa e o terreno úmido faz com que os serviços se estendam, inclusive poderíamos ter colocado isso no projeto inicial, por saber se tratar de uma área de brejo. Provavelmente a visitação ficará para o próximo ano", disse.
O requerimento deve ser respondido pela prefeitura até o próximo dia 1º de agosto, quando vencerá o prazo para o envio de respostas.