Reunião debate mudanças no trânsito da Marcílio Dias(Veja Vídeo)
O trânsito da rua Marcílio Dias, um dos maiores corredores comerciais de Araçatuba, foi o tema de reunião realizada na tarde da última sexta-feira (20/08), no auditório do Paço Municipal. Cerca de 35 comerciantes expuseram a membros do Poder Executivo, do Conselho Municipal de Trânsito e da Polícia Militar o seu descontentamento com as recentes mudanças implantadas pelo Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) na via de grande movimento. O encontro foi organizado a pedido do vereador Cido Saraiva (PMDB).
A insatisfação dos donos de estabelecimentos comerciais da Marcílio Dias deve-se à proibição de estacionamento no lado direito da via, sentido centro/bairro, no trecho compreendido entre as avenidas João Arruda Brasil e Jorge Mellem Rezek. Eles reclamam que a nova regra, em vigor desde fevereiro deste ano, reduziu o movimento de clientes em até 30%. "Estamos sendo prejudicados por uma mudança arbitrária, pois sequer fomos consultados", protestou o comerciante Sérgio Tadeu Roberto Gomes.
Por esse motivo, foi solicitado à administração pública o retorno do estacionamento nos dois lados da rua Marcílio Dias. "Essa seria uma medida inteligente", ponderou o comerciante João Jacques Caserta Machado. Para aliviar o fluxo de veículos que trafegam pela Marcílio Dias, também foi sugerido o recapeamento das ruas adjacentes. "Assim, certamente reduziremos o tráfego desta via, pois quem passa por lá não é porque quer, mas porque não tem outra opção", afirmou o comerciante Eduardo Jordão.
Ao final da reunião, uma comissão de cinco comerciantes foi formada para discutir a viabilidade técnica das propostas junto com membros da Prefeitura e do Conselho Municipal de Trânsito. "Iremos resolver a questão o mais breve possível, mas precisamos ter paciência, pois acima dos interesses particulares estão os interesses da comunidade", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Arcanjo da Cruz.
Presente no encontro, o vereador Cido Saraiva se comprometeu a acompanhar as negociações. "O trânsito da Marcílio Dias não é uma preocupação só minha, mas de todos os vereadores", afirmou o parlamentar, que pretende agendar a próxima reunião já para sexta-feira (27/08).
O pacote de medidas adotado, no início do ano, pela administração municipal para melhorar as condições de tráfego e reduzir o número de acidentes de trânsito registrados na Marcílio Dias também inclui a instalação de um semáforo de três tempos na praça da Independência e a proibição da circulação de ônibus e caminhões das 9h às 18h. Essas alterações, no entanto, receberam o apoio dos comerciantes. "Sem caminhões e ônibus, o motorista tem mais visibilidade, o que é fundamental para a prática da direção defensiva", afirmou um comerciante que não quis se identificar.
Conforme estatísticas apresentadas pelo Poder Executivo durante a reunião, enquanto no ano passado foram registrados cinco acidentes de trânsito com vítimas fatais na Marcílio Dias, neste ano não houve registros dessa natureza.