Reunião discute situação da UTI Neonatal e mortalidade infantil
Conselheiros municipais da criança e do adolescente e profissionais da área da saúde de várias cidades da região se reuniram na manhã desta quinta-feira, 19/11, para debater o eventual fechamento da UTI Neonatal de Araçatuba e o alto índice de mortalidade infantil no município. O encontro ocorreu na Câmara e teve a participação da vereadora Edna Flor (PPS), que preside a comissão especial que analisa as causas da mortalidade infantil. Uma audiência pública regional sobre o assunto será realizada nos próximos dias.
O assunto que ocupou boa parte do encontro foi o possível fechamento da UTI Neonatal de Araçatuba, que possui 10 leitos para atender um milhão de pessoas de 42 cidades da região. Outra questão levantada pelos participantes se voltou para a necessidade de políticas públicas para diminuir a taxa de mortalidade infantil.
Em Araçatuba, a taxa de mortalidade infantil é de 15,2, enquanto o estado tem a marca de 12,6. Já a mortalidade neonatal é, respectivamente, de 11,3 em Araçatuba e 8,6 no estado de São Paulo. Os dados têm preocupado a vereadora Edna Flor que, juntamente com os vereadores Rivael Papinha (PSB) e Arlindo Araújo (PPS), integra uma comissão especial para investigar as causas e buscar soluções para os índices. A maior parte das mortes é atribuída à prematuridade dos partos.
Edna destacou a importância da reunião para conhecer os problemas no âmbito regional. "Estamos nos deparando com os dados regionais e isso nos levará a buscar os melhores caminhos para melhorar as condições de atendimento às mães e crianças", disse a vereadora.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis, Alexandre Gil de Mello, destacou que um possível fechamento da UTI Neonatal piorará a situação da mortalidade infantil. "Vai representar um retrocesso e contribuirá para a piora do quadro atual, repercutindo em todos os municípios", observou.
"Uma equipe de trabalho vai levantar mais dados, mas a princípio vemos uma desproporção o fato de a unidade com poucos leitos atender mais de 40 cidades", afirmou o coordenador do Conselho Tutelar de Araçatuba, Sérgio Rapozo Calixto.
No encontro, ficou definida a realização de uma audiência pública regional nos próximos dias para tratar do possível fechamento da UTI Neonatal. Representantes de mais de dez cidades da região participaram da reunião, entre elas Brejo Alegre, Penápolis, Birigui, Piacatu, Buritama, Santópolis do Aguapeí, Gabriel Monteiro, Clementina e Guzolândia.