Rivael Papinha recebe manifestantes contrários ao cancelamento da Virada Cultural
O presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereador Rivael Papinha (PSB), atendeu na manhã desta terça-feira (09/05), no gabinete da presidência, um grupo de pessoas descontentes com o cancelamento da Virada Cultural Paulista no município. A secretária municipal de Cultura, Tieza, participou do encontro.
A reunião foi agendada durante a 14ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (08/05), quando cerca de 80 manifestantes, entre artistas locais, estudantes e a comunidade em geral, compareceram à Câmara para protestar contra o cancelamento do evento na cidade.
“A partir do anúncio da desistência, houve essa mobilização, que é apartidária, para saber quais os reais motivos que levaram a essa decisão. Por que abrir mão de um evento que já vinha acontecendo há 10 anos e é de suma importância para a cidade?”, disse o produtor cultural Antonio Carlos Nicolau.
A Prefeitura anunciou o cancelamento da Virada Cultural Paulista em Araçatuba na semana passada. De acordo com a secretária municipal de Cultura, a desistência de firmar parceria com o governo do Estado para a realização do evento ocorreu devido a dificuldades econômicas.
“Nós fomos o último município a formalizar a desistência. Tentamos negociar até o último instante. Mas a Virada Cultural é um evento muito grande, que comprometeria praticamente todo o orçamento do ano. Fizemos esse sacrifício para não parar a Cultura”, explicou Tieza.
Para o presidente Rivael Papinha, houve falha de comunicação. “Até a Câmara Municipal desconhecia as verdadeiras razões para a não realização da Virada Cultural em Araçatuba. Não estou contra a administração, mas faltou comunicação, diálogo com as pessoas que trabalham no dia a dia com a Cultura no município”, avaliou o vereador. “Espero que este fato sirva para o reconhecimento e o fortalecimento da Cultura no nosso município”, finalizou Papinha.
HISTÓRICO
Criada em 2007, a Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado, que investe na programação artística principal, em parceria com os municípios, que ficam responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza. Neste ano, 22 cidades participarão do evento, que contará com Daniela Mercury, NX Zero, Erasmo Carlos, Alcione, Cezar e Paulinho, entre outros nomes da música brasileira.